Narrador teve que se desdobrar para narrar gol 1040 de Pelé

Por Rodney Brocanelli

No dia 2 de setembro de 1970 o Santos foi até a cidade de Erechim (RS) para disputar um amistoso contra o Grêmio que marcaria a inauguração do estádio Colosso da Lagoa, que existe até hoje e abriga os jogos do Ypiranga, tradicional time da cidade, e até alguns clássicos envolvendo Grêmio e Internacional.

Mais do que inaugurar o estádio, essa partida também entrou não só para a história do rádio esportivo brasileiro, mas para a história pessoal de Idivar Appio que teve de se desdobrar para transmitir esse gol.

A hoje extinta Super Rádio Tupi, de São Paulo, resolveu homenagear Pelé, que aproximadamente um ano antes havia marcado seu milésimo gol, com direito a uma apoteose no Maracanã. A ideia da emissora era fazer uma nova festa, desta vez quando o Rei do Futebol chegasse a marca do gol de número 1040. 

Claro que havia uma jogada de marketing nesta intenção. O número escolhido não foi por acaso. Era a frequência em que a Tupi operava em amplitude modulada na cidade de São Paulo: 1040Khz.

Com isso, os profissionais da emissora passaram perseguir esse registro até que o destino reservou que o grande momento ocorresse no amistoso de Erechim. Tudo já estava previamente planejado. Assim que saísse o gol, o repórter que estivesse na cobertura entregaria uma camiseta com o número 1040 às costas. Coube a Vitor Moran tal privilégio. Pelé fez o primeiro gol da vitória santista pelo placar de 2 a 0 e todo o protocolo foi executado com êxito.

Pouco depois, o Colosso da Lagoa inaugurou uma placa de bronze para eternizar esse feito, ofertada pela própria Tupi. Um dos poucos registros tangíveis da emissora que permaneceram desde sua extinção, ocorrida no ano de 1981.

Quem narrou esse gol foi Idivar Appio, que trabalhava na Rádio Difusão, de Erechim, na ocasião. Ele contou ao Radioamantes que foi contratado pela Tupi para essa transmissão. Ele já estava acostumado a transmitir jogos pela emissora, especialmente aqueles que envolviam a Loteria Esportiva. 

No entanto, Appio não deixou de narrar esse jogo também pela Difusão. A saída, como ele conta, foi usar dois microfones. “Num deles fiz os comerciais da Tupi. No outro um locutor na cabine fez os comerciais da rádio local”, diz.  A estratégia deu certo. A seu lado, na transmissão da Rádio Difusão, estiveram o comentarista Idylio Badalotti, já falecido, e o repórter Francisco Dias. 

Tempos depois, Appio foi contratado pela Rádio Farroupilha, que também era dos Diários Associados. Lá, ele mudou de nome artístico após um acerto com os coordenadores Ari dos Santos e Batista Filho. “Passei a usar o segundo nome Francisco, com qual tive o privilégio de trabalhar em várias emissoras”. Ingressou na carreira política e foi deputado estadual do Rio Grande do Sul em várias legistaturas.  Appio hoje está com 72 anos. Ouça abaixo sua narração para o gol 1040, de Pelé.

 

 

3 comentários em “Narrador teve que se desdobrar para narrar gol 1040 de Pelé

  1. Tem um vídeo no YouTube que contém a narração de Alfredo Orlando, narrador da Tupi SP.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.