A Rádio Cultura FM (103,3 mhz) inaugura um novo jornalístico matutino. Trata-se do Começando o dia, um programa que mistura música clássica com notícias de política, economia, cultura, sustentabilidade e comportamento. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, ao vivo, a partir das 8h. O comando é do jornalista Alexandre Machado.
A proposta é comentar os principais fatos do dia. E para dar cabo à missão, Alexandre também entrevista personalidades de destaque. Na estreia, conversa com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a professora de dança Helena Katz e o cientista político Reginaldo Nasser.
Embora a estrutura temática tenha um quê de revista, com discussões mais aprofundadas, a atração não deixa de lado o hard news, noticiando o que acontece no trânsito e no clima.
A carreira do jornalista Alexandre Machado é marcada pela atuação nas mais variadas áreas da comunicação. No jornalismo escrito, foi editor da Revista Veja e do jornal Gazeta Mercantil. Atuou também na direção de jornalismo da TVE. Passou pela TV Gazeta e, depois, comandou o programa Opinião Nacional, na TV Cultura.

Queria registrar minha insatisfação pelo novo programa da Radio Cultura, “Começando o Dia”, conduzido pelo jornalista Alexandre Machado, que vai ao ar das 8:00h as 9:00h da manhã. Sou amante da musica clássica, e sempre ouço a radio cultura, pois é a única rádio onde podemos ouvir este tipo de música. No entanto, o programa acima citado, destoa dos demais programas da radio, pois trata-se na verdade, de um programa de noticias e entrevistas, que deixa de lado a veiculação da música clássica. Em um período de 30 minutos, por exemplo, que é o tempo de duração do meu percurso matinal ao trabalho, consigo ouvir apenas 2 peças curtas, pois o resto do tempo é tomado pelas entrevistas e noticias. Observo que também aprecio os programas informativos, e que o jornalista Alexandre Machado é um ótimo profissional desta área. Minha insatisfação, no entanto, reside no fato de que acredito que outros canais de radio e TV são espaços adequados para este formato de programa, mas não a Radio Cultura, que como dito acima, é a única radio que se destina à música erudita. Gostaria assim de pedir, uma reavaliação do “Começando o Dia”, com maior veiculação de música e menos de noticia, pois do contrário, serei obrigada a ouvir meus CDs durante meu trajeto para o trabalho.
CurtirCurtir
Curioso, compreendo o comentário da pessoa acima, mas diante de tantas emissoras de rádio incapazes de proporcionar programação interessante , que não é o caso da rádio cultura, entendo que o Alexandre Machado está de parabéns pela maneira como conduz o programa. Versátil, fala de música, política e cultura, e no período da manhã é o grande diferencial das demais emissoras de rádios. Até o prefiro na rádio do que na emissora de tv (cultura).
CurtirCurtir
Sou ouvinte diário e contumaz da Rãdio Cultura e concordo com a missivista Silvia Coli Nogueira que o programa jornalístico destoa da programação da rádio .Não questiono a qualidade do programa e sim a sua pertinência, embora peque, a meu ver, por ser um jornalismo de ‘opinião’.O enfoque da notícia ou é ‘editorial’ ou representa a ótica do jornalista que o produz da mesma forma como o fazia Salomão Schwartzman. Creio que a boa informação deve prescindir da ótica particular de quem a veicula e deixar ao ouvinte a análise. Observei que a grade empobreceu com a repetição de programas com maior frequência. Sou ouvinte praticamente full time, ou seja das7:00 às 23:00 seja no trajeto, ou no meu escritório até, por vezes ,adentrar a madrugada com o programa de jazz .Volto a frisar que não questiono a capacidade do grande jornalista Alexandre Machado a quem admiro, e sim a pertinência do programa na grade e o enfoque dado para essa midia específica que é a Rádio Cultura FM.
CurtirCurtir
O que precisamos sempre, sempre é a discussão de ideias, não apenas informação.O debate é imprescindível para a formação da opinião.
O programa atende a isso de uma forma plena.. Quanto ao jornalista Alexandre Machado,tenho só elogios. Saudade do seu programa Opinião Nacional, na tv Cultura.
Fátima Lopes
CurtirCurtir
COMEÇANDO O DIA
Achei de extrema importância o tema colocado nesta manhã
a “reabilitação de ex-presidiário”. Realmente acho que a sociedade tem que fazer parte deste programa, desde que o sistema presidiario seja de reabilidatação e conscientização dos presos da reintegração. Os presídios neste País são aperfeiçoadores de criminalidades, no entanto para reabilitarmos essas pessoas precisariamos sim colocar escolas dentro dos presídios, cursos técnicos, trabalho remunerado, acompanhamento piscologico, social, recreaçoes etc…Ai sim poderiamos começar a pensar em dar segurança para a populução e exigir que a mesma se intere no programa.
Só não entendi uma coisa: Foi dito que o Estado não tem condições de dar esta estrutura?. Porque? Para onde vão os bilhões e bilhões de impostos pagos pela populção honesta e que trabalha duro neste Pais? Quem fica com a maioria deste dinheiro arrecadado? Acho que na realidade o primeiro passo seria combatermos essa corrupção nojenta que existe no Brasil, limpar esses politicos bandidos, ladrões e muitas vezes asssassinos, e depois exigir da sociedade como um todo que cumpra esse papel.
Atenciosamente,
CurtirCurtir
Olá, Alexandre!
Perguntas: O PSDB não tem problemas? A administração municipal e estadual tbém não? …
Abraço!
Taisa
CurtirCurtir
Concordo com a ouvinte > Pouca musica e muito papo e um blablabla muita vezes vazio de conteudo. A selecao das pecas mediocre e sempre curtas. E como se nao bastasse ainda aparece uma tal de Clauidia a propor que DJ e arranjos pop subvertam a musica classica e seu ambiente. Esta mulher e uma louca. Mau gosto americano que fique na america. So me faltava ouvir que agora agente vai ter de engolir Andre Rieu pra todo o lado ou nao se tera mais garantidas as salas de concerto. A francamente Alexandrre e CIA bela, se napo tem o que dizer nao me espalhem ignorancia e equivoco. Lembrem-se que vcs estao na CULTURA!
CurtirCurtir
Respeito a opinião da sra. Silvia Nogueira, entretanto articular música clássica e notícias é um dom que o excelente jornalista nos traz com toda a sua sabedoria, delicadeza e cuidado.
Wilma Ávila
CurtirCurtir
sou ouvinte cultura porque adoro musica classica e so nesta radio que posso ouvir este tipo de musica. o programa comecando o dia e muito bom mas nao vejo necessidade dos comentarios da claudia tone e preferivel ouvir musica do que tanto falatorio.
CurtirCurtir
programa completamente desnecessário!
jornalismo tendencioso, sem qualidade editorial e jornalística.
deixe a música rolar, por favor!
CurtirCurtir
Pena que tenha sido encerrado o programa “Começando o Dia” que nos dava em primeira mão as últimas notícias enquanto tomávamos o café da manhã lendo O Estadão.ou estávamos indo para o trabalho.
O novo “Voltando para Casa” no horário das 18:00 às 19:00 é essencialmente a mesma coisa; podemos ouvi-lo voltando para casa, mas nem sempre, pois o horário de fim de tarde das pessoas é sempre mais irregular.
De qualquer maneira, o programa continua sendo ótimo pois não se limita a dar as notícias mas as analisa e critica de forma inteligente, possibilitando ao o ouvinte formar uma opinião equilibrada e imparcial sobre os acontecimentos narrados.
Parabéns renovados, pois, ao cronista Alexandre Machado.
CurtirCurtir