Gorducinha x Caramuri: aberta a disputa para dar nome à bola da Copa de 2014

do Laboratório Pop

A campanha que vista batizar a bola da Copa de 2014, que será disputada no Brasil, como Gorduchinha já tem uma concorrente de peso. Nas últimas horas, a mídia deu grande destaque a ideia de Vaubel Mafra, contador de origem amazonense. Sua sugestão é que o nome seja Caramuri. A proposta de Mafra, que também é diretor da Associação Amazonense dos Municípios, já chegou a Adidas e, segundo ele em entrevistas a veículos locais, será analisada pela empresa.

Caramuri é o nome de uma fruta típica da região, cuja colheita acontece de quatro em quatro anos, coincidentemente nos anos em que a Copa é disputada, entre os meses de março e maio.

Existe um viés ambientalista nessa campanha, uma vez que o Caramuri corre o risco de se extinguir. É necessário derrubar a árvore para se conseguir o fruto. A intenção de Mafra é chamar a atenção para esse fato e, quem sabe, instituir uma alternativa para uma esse tipo de colheita.

O LABORATÓRIO POP procurou Delen Bueno, um dos responsáveis pela campanha da bola Gorduchinha para comentar o fato de aparecer uma concorrente para o batismo  da bola de 2014. No entanto, a manifestação foi feita por intermédio do perfil no Facebook: “Mais um nome proposto para a bola da Copa de 2014: Caramuri. Muito bom! Bela proposta. Mas como apaixonados por futebol adoramos uma boa disputa. Isto ajuda a demonstrar como estamos sintonizados no lance”.

O mote da Gorduchinha é homenagear o narrador esportivo Osmar Santos, afastado do rádio e da tv desde que sofreu um acidente automobilístico em 1994, comprometendo sua fala. Um de seus bordões enquanto esteve na ativa era “ripa na chulipa e pimba na gorduchinha”, usado para descrever lances de perigo.


7 comentários em “Gorducinha x Caramuri: aberta a disputa para dar nome à bola da Copa de 2014

  1. caramurí (Neoxythece elegans) não ocorre somente em Maués, sua ocorrência ou distribuição geográfica abrange outros locais da Amazônia como: Bacia do Tarumã (AM), Hirelétrica de Balbina (AM), nas prais de Oriximiná (PA), Praia Grande (Manaus), entre outros.
    Ass: Cid Ferreira (Botânico/INPA)

    Curtir

  2. Pra mim, Caramurí tem mais a cara do Brasil. Além de ser o nome de uma Fruta Amarela, de Folhas Verdes e interior Branco, Cores da bandeira nacional, Retrata a nossa cultura e diversidade ambiental. Gorduchinha, Além de ser um nome pobre, é Ofensivo. Pois compara pessoas obesas, Gordinhas, com a Bola. (Descriminação que ja ocorre hoje, Imagina depois dessa Bola!)

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.