Homenagem a Osmar Santos, bola Gorduchinha vira realidade

Por Rodney Brocanelli

A Penalty, empresa brasileira de material esportivo, anunciou nesta terça-feira que irá produzir e comercializar a bola Gorduchinha. Mais do que uma concorrente à bola Brazuca (da Adidas), que será a utilizada nos jogos da Copa do Mundo, a iniciativa é uma homenagem merecida a um dos grandes nomes da história da narração esportiva: Osmar Santos.

A ideia nasceu em 2010, numa iniciativa do publicitário Delen Bueno. Sua intenção era que Gorduchinha fosse o nome da bola oficial da Copa do Mundo no Brasil. A campanha para isso ganhou grande repercussão. Entretanto, a empresa alemã de material esportivo não se sensibilizou com os apelos e preferiu utilizar outras opções, até chegar em Brazuca.

Osmar Santos foi um dos revolucionários do rádio esportivo no Brasil. Seu estilo de narração dos jogos de futebol, muito mais informal, cheio de frases de efeito,  conquistou o público de São Paulo a partir da década de 1970, em emissoras como Jovem Pan e Globo. Em meados dos anos 1980, Osmar passou a atuar também na televisão, e, com isso, ganhou projeção nacional.

O nome Gorduchinha nasceu de um dos célebres jargões de Osmar: “Ripa na chulipa, pimba na gorducinha”, usado sempre para descrever jogadas de perigo dentro da grande área.

osmarsantos

Leia abaixo um dos primeiros textos publicados sobre a Gorduchinha:

http://www.laboratoriopop.com.br/geral/campanha-virtual-pretende-batizar-bola-oficial-de-2014-como-gorduchinha/440

ATUALIZAÇÃO (13.03 – 16:15) Seguem informações importantes sobre a bola,  divulgadas pela assessoria da Rádio Globo:

Osmar Santos, o “Pai da Matéria”, Oscar Ulisses, narrador titular de futebol em São Paulo, e representantes do Timaço de jornalistas esportivos da Rádio Globo estiveram presentes hoje no lançamento da “Gorduchinha”, bola de futebol desenvolvida e lançada pela marca Penalty e cujo nome foi inspirado em um dos muitos bordões consagrados pelo garotinho Osmar: “Pimba na gorduchinha!”. Um bar no bairro da Vila Madalena foi o palco do lançamento, que reuniu ainda boa parte da imprensa esportiva paulistana, publicitários, radialistas e executivos da Penalty. Aprovada pela Fifa, a “Gorduchinha” já estará no campo hoje, logo mais, durante as partidas semi-finais da Copa do Nordeste, e ainda foi adotada por torneios estaduais nas 5 regiões do país e, pela CBF, como a bola do Brasileirão na segunda e na terceira divisão.

gorduchinha

2 comentários em “Homenagem a Osmar Santos, bola Gorduchinha vira realidade

  1. Lamento que a “gorduchinha” não tenha sido aprovada para a Copa do Mundo. Osmar Santos merecia essa homenagem como reconhecimento ao jornalista e ao jornalismo esportivo brasileiro. Mas, como quem manda na Copa do Mundo é a FIFA escolheram como “brazuca”. Também depois que inventaram um boneco com o nome de “fuleco” o que mais se poderia esperar dos “gênios”. Parabéns a PENALTY pela iniciativa de homenagear Osmar Santos.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.