Por Rodney Brocanelli
No último sábado, a web rádio Showtime (http://showtimeradio.com.br) recebeu um grande nome do rádio para uma entrevista: Ângelo Vizarro Jr., grande nome do rádio feito para os jovens, tanto em AM como em FM, entre os anos 1970 e 1980, falou com Zildetti Montiel, João Alkmin e Flavio Ashcar sobre o passado e o presente de sua carreira. Atualmente, sua voz pode ser ouvida em comerciais e documentários.

Realmente faltam vozes no radio atual.
Uma das últimas rádios que vi fazendo a troca de locutores foi uma em Friburgo, no interior do Rio, há uns 2 anos.
Atualmente, utilizo PodCast (programas de áudio, disponibilizados via internet, como o cafebrasil.com.br ) para suprir um pouco essa parte de locutores que fazem companhia, porém parece muitas ficam longe do rádio. O que tenho de mais próximo desse estilo de rádio no meu dia a dia é o “Del 40 al 1” que vai na radio 40, da Espanha ( 40.com ), aonde o mesmo locutor faz o programa a 20 anos (escuto a pelos menos 5), mas ainda me parece longe e prova a questão dos prêmios dados aos ouvintes, como aqui no Brasil.
Adoraria ver a integração dos locutores, coisa que cada vez sinto mais falta.
Sobre a morte do Locutor como parte da rádio, acredito que só esta lá por conta dos prêmios mesmo, pois sem eles basta um bom programa de computador para dar a hora certa, um locutor para gravar os nomes das músicas (pode se observar como a kosi 101,1 dos EUA faz com o nome da música no fim com uma voz padrão {ainda não sei se continua, pois faz um tempo que não escuto, mas era assim, até uns 3 ou 4 meses atras}), e de um portal na internet que disponibiliza as notícias em áudio para rádios, como tem vários por ai.
Abraços!
CurtirCurtir