Um dos mais importantes e tradicionais festivais do mundo, o Festival de Lucerna será destaque na programação da Rádio Cultura FM (103,3). A partir desta quarta-feira (12/8), boletins diários irão ao ar no programa RadioMetrópolis. Além disso, três concertos do evento serão transmitidos ao vivo, incluindo a abertura, no dia 14, com a Orquestra do Festival regida por Bernard Haitink em obras de Haydn e Mahler. Dentro do Teatro de Ópera, a Cultura FM ainda transmitirá, no dia 13 de setembro, a montagem de Falstaff que é destaque nessa edição do festival.
O Festival de Lucerna, na Suíça, foi fundado em 1938 e se iniciou como uma série de concertos nos jardins da Vila Wagner, conduzidos por ninguém menos do que Arturo Toscanini. Atualmente, o evento reúne as estrelas mais brilhantes da música clássica internacional, e desde 2004, sua sede é o Centro Cultural e de Congressos de Lucerna, projetado por Jean Nouvel. Os dois conjuntos residentes são a Orquestra do Festival de Lucerna e a Orquestra de Cordas do Festival, que nos últimos anos era liderada pelo maestro Claudio Abbado.
Em 2015, o tema do festival é o humor na música.
Programação completa
• Boletins diários no programa RadioMetrópolis dos dias 12 a 18 de agosto.
• Três transmissões ao vivo:
1. Dia 14.08, a partir das 14h: Orquestra do Festival de Lucerna interpreta a Sinfonia n.60 de Haydn e a Sinfonia n.4 de Mahler. Reg. Bernard Haitink. Solos de Anna Lucia Richter (soprano)
2. Dia 19.08, a partir das 14h: Orquestra do Festival de Lucerna interpreta Mahler: sete canções de A trompa mágica do menino e a Sinfonia n.5. Reg. Andris Nelsons. Solos de Matthias Goerne (barítono).
3. Dia 03.09, a partir das 14h: Orquestra Filarmônica de São Petersburgo interpreta a Francesca da Rimini, de Tchaikovsky; o Concerto para piano n.2 de Rachmaninov; e a Sinfonia n.9 de Shostakovich. Reg. Yuri Termikanov. Solos de Nikolai Luganski (piano)
• Ópera Falstaff, de Giuseppe Verdi, no Teatro de Ópera do dia 13 de setembro. Orquestra Sinfônica de Bamberg. Reg. Jonathan Nott. Gravada no Festival de Lucerna dia 26 de agosto.
