Os vencedores do 2º Prêmio de Jornalismo, da Delegacia Regional da Serra Gaúcha, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, foram conhecidos em cerimônia realizada, nesta quinta-feira, dia 22, em Caxias do Sul. O repórter da Rádio São Francisco/RedeSul de Rádio Ronaldo Velho Bueno conquistou o Primeiro lugar na Categoria Radiojornalismo, com a reportagem especial “Retratos da Rede Estadual” (Confira aqui).
Ronaldo Bueno diz que a conquista do prêmio é um reconhecimento de que o jornalismo precisa apostar em abordagens humanizadas sobre os diversos temas que trabalha “E, principalmente, valoriza o trabalho com a educação, tão importante num contexto social conturbado que estamos passando”.
Ainda segundo ele, fazer a matéria sobre o ensino público foi gratificante. “Primeiro porque educação é um tema que gosto muito de trabalhar, por ser tão fundamental na busca por uma sociedade mais justa então ser premiado justamente numa matéria que aborda a educação como tema tem um significado especial. Dedico o prêmio a todas e todos que contribuíram de alguma forma para que isso fosse possível. Jornalismo é coletividade e um prêmio é reflexo disso”.
O material especial “Retratos da Rede Estadual” faz um panorama sobre a situação do ensino público no Rio Grande do Sul. Estudantes e professores ouvidos pela reportagem relataram graves problemas de infraestrutura nas escolas, além da baixa resposta de investimento por parte do poder público.
Com o tema O Futuro da Educação Pública, o concurso, que era aberto para jornalistas e estudantes de Jornalismo de Caxias do Sul e demais municípios da região, buscou envolver a sociedade nesse debate e abrir espaços nos veículos de comunicação, ouvir especialistas e comunidade escolar para apontar caminhos para garantir uma formação de qualidade e cidadã. A banca julgadora foi composta por professores e jornalistas com atuação nas mais diversas regiões do Brasil.
O evento também teve a posse da nova diretoria da Delegacia Regional da Serra Gaúcha. Maurício Concatto vai substituir na presidência o jornalista Roberto Carlos Dias. Kamila Zatti (secretária) e Fábio Rausch (tesoureiro) também passam a integrar a diretoria.

Foto: João Carlos Romanini