Há dez anos, estreava o Radioamantes no Ar, versão radiofônica do blog Radioamantes

Por Rodney Brocanelli

08 de junho de 2013. Nesta data, estreava a versão radiofônica do blog Radioamantes. Intitulada de Radioamantes no Ar, o programa semanal era veiculado pela web rádio Showtime. No inicio, a atração ia ao ar todos os sábados, sempre a partir das 09h30. A atração também já foi transmitida às segundas e também às sextas.

A ideia era um programa com análises e notícias sobre o veículo rádio. A base eram os posts publicados pelo Radioamantes durante a semana. Notícias de outros veículos também eram comentadas.

Eu sempre entrava por telefone, de casa. No estúdio, João Alckmin e o saudoso Flavio Aschar interagiam. Em determinado momento, Paulo Ramalho, radialista com larga experiência na gestão de importantes emissoras do país, participou com importantes lembranças da Rádio Cidade/Sucesso. Outro nome importante é o de Rogério Alcântara, que fez participações mais constantes a partir da saída de Flavio.

Como todo bom programa (modéstia à parte) precisa de um grande operador, não posso deixar de citar Dejair Barbosa, o Fufunha, que pilotava a mesa de som com maestria e entrava no ar de vez em quando.

José Simão (sim, ele mesmo) não sabe, mas ele ajudou na formatação do programa. Uma das edições da revista Brasileiros (acho que de 2008) trouxe um perfil dele e um dos pontos que chamou a minha atenção dizia respeito ao seu quadro de sucesso nas manhãs da Band News FM.

O texto informava que Simão sempre mandava previamente por email a pauta com os assuntos que ele iria comentar. Com esse material em mãos, Ricardo Boechat (o âncora do jornalístico na época) fazia as introduções para que o humorista brilhasse.

Decidi fazer o mesmo. Na noite anterior ao programa, mandava os assuntos da pauta para João, que com sua voz grave me acionasse.

O Radioamantes no Ar contou também com o que julgo ser grandes entrevistas. Logo na primeira chance, colocamos no ar Willy Gonser. Na ocasião, o Atletico-MG havia acabado de conquistar a sua primeira Libertadores e ele exaltou o papel da torcida. Bem no final, uma torta de climão. Eu decidi perguntar se ele ficava incomodado quando citavam seu namoro com a cantora Elis Regina.

Mas nem só esse lado revista Amiga foi explorado nas entrevistas. Ronan Junqueira contou sobre sua experiência nos primórdios da Rádio Capital. O crescimento das web rádios foi abordado diversas vezes com os convidados Guto Monte Ablas e Ivan Bruno (hoje narrador esportivo na TV Bandeirantes).

Celene Araújo, conhecida por seu trabalho como apresentadora da edição paulistana do Jornal Hoje, foi chamada para falar sobre seu período como apresentadora na Rádio Cidade.

E mais: pude bater papo também com veteranos do rádio, como o também saudoso Roberto Carmona, que em 2014 estava completando 50 anos de carreira. Outro nome histórico que marcou presença no Radioamantes no Ar foi Flávio Araújo, que relembrou suas grandes coberturas em um papo de 2013 (hoje ele curte a aposentadoria em Poços de Caldas).

Ainda no campo esportivo Odinei Edson e Edgard Melo Filho, em momentos diferentes, falaram sobre a extensa cobertura que o rádio faz do circo da Fórmula 1.

Marcos Couto, narrador esportivo da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, foi convidado e fez uma excelente exposição sobre a relação do público porto-alegrense com o rádio.

E do Sul também, Edu Cesar, do Papo de Bola, abrilhantou o Radioamantes do Ar em pelo menos três ocasiões.

Ao menos uma entrevista marcou história: com Zuleide Ranieri, que foi narradora de futebol na Rádio Mulher nos anos 1970. Ela conversou com o Radioamantes no ar em 2015. Nos últimos anos, com o aumento do espaço para mulheres na narração esportiva, seja no rádio e na televisão, muito se buscou sobre o que foi feito anos antes e uma das fontes disponíveis era o depoimento dela. Zuleide morreu em 2016.

Esses foram apenas alguns exemplos. Teve muito mais.

Mesmo não sendo entrevistado, um personagem do rádio era muito lembrado no Radioamantes no Ar. Tuta? Tutinha? Roquette Pinto? Marconi? Hertz? Gadret? Não. Paulo Abreu, dono da Rede Mundial de Comunicações (também chamada de Rede CBS), conhecido por trocar constantemente suas emissoras de lugar no dial da Grande São Paulo. João Alckmin sempre cobrava um Cantinho do Abreu, com alguma notícia relacionada a ele ou suas emssora. Tinha até uma vinheta. No princípio, era cantada pelo pessoal do estúdio, mas depois ganhou uma versão gravada e luxuosa.

Volta e meia surge a pergunta: por que o Radioamantes no Ar acabou. Nada de mais, apenas a falta de tempo para prosseguir com esse projeto. A última edição foi ao ar em 07 de dezembro de 2018, com uma entrevista: o jornalista Anderson Cheni. Entre outros temas, ele falou sobre as mudanças na votação de melhores do ano do Prêmio Aceesp, oferecido pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo).

Devo dizer que em todo esse tempo, sempre existiu liberdade editorial. Nunca houve veto para qualquer tipo de assunto ou para convidados especiais. Deixo um agradecimento público ao João Alckmin, que fez o convite a partir de uma entrevista que concedi à própria Showtime uma semana antes da estreia oficial do programa.

Todo o acervo do Radioamantes no Ar está disponível para consulta aqui mesmo nos arquivos do blog, no YouTube e no perfil da Showtime no Soundcloud.

Antes de encerrar, quero lembrar de duas pessoas queridas da Showtime que já não estão mais por aqui: Carlos Brickmann e Zildetti Montiel.

6 comentários em “Há dez anos, estreava o Radioamantes no Ar, versão radiofônica do blog Radioamantes

  1. Ahh que saudades do Radioamantes na Showtime. Rodney, “Jão” Alkmin e o saudoso Aschar levavam muito alto astral ao falar dos bastidores do rádio.
    E não posso esquecer: “Cantinho do Abreu. Se ele não lhe paga?? Nem eu!!”

    Curtir

  2. Era muito bom, mas as novidades, as novas maneiras de fazer as mesmas coisas vão se sucedendo,infelizmente.Aqui em casa, até hoje, não conseguimos ouvir narrações da Tv, ela nos fornece a imagem, MAS,narrações do rádio são muito melhores! Assim ainda acompanhamos Radioamente, e tb o Edu aqui de POA. Boa Noite.

    Curtir

  3. Parabéns ! Quando morava no vale do Paraíba e trabalhava na extinta Rádio Piratininga AM 750 Sjc curtia muito o Showtime

    Curtir

  4. era muito bom! estive lembrando do cantinho do abreu agora hahah, poderia voltar!

    Curtir

  5. era muito bom! lembrei agora do cantinho do abreu hahaha, poderia voltar em outro formato

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.