Por Rodney Brocanelli
Na última sexta (05), o Radioamantes publicou uma nota informando que a Rádio Eldorado estaria usando algum tipo de software com voz artificial para a divulgação dos editoriais do jornal O Estado de S. Paulo. Esse conteúdo é veiculado diariamente no Jornal Eldorado, pouco depois das 07h.
Uma fonte ligada à emissora entrou em contato com o autor do post no final de semana posterior a publicação do texto e disse que a voz usada nos editoriais, vinhetas e chamadas é da locutora Andrea Machado.

Vou ter que ficar vigiando este post a fim de evitar trocas de ofensas.
CurtirCurtir
Esclarecimento muito oportuno. Mas qual a origem/motivo da afirmação anterior, agora corrigida? A voz humana que transmite o Editorial é uma voz muito especial, peculiar, cativante e suave. E parabenizo o âncora do Jornal Eldorado pelo crédito à locutora por ocasião do Editorial de segunda e terça.
Também sou leitor da versão impressa d’O Estado de São Paulo e pareceu-me que a redação do Editorial sofreu alguma modificação, porque o texto ficou “menos claro”. Se o leitor sentiu dificuldade, é natural que o locutor também seja prejudicado… Mas ficou a dúvida sobre a origem/motivo da informação anterior.
CurtirCurtir
Rodney, erros todo mundo comete. Mas deu mesmo a impressão que era um programa de IA.
CurtirCurtir