Por Rodney Brocanelli
A compra das emissoras em frequência modulada da Rede Transamérica pela Oitenta & Nove Ponto Um Administração e Participações Ltda. (empresa ligada à família Camargo) segue em análise pelo Cade e está dentro do prazo legal.
Conforme informações que estão em seu site, o Cade, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, é “uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Justiça, com sede e foro no Distrito Federal, que exerce, em todo o Território nacional, as atribuições dadas pela Lei nº 12.529/2011“.
“O Cade tem como missão zelar pela livre concorrência no mercado, sendo a entidade responsável, no âmbito do Poder Executivo, não só por investigar e decidir, em última instância, sobre a matéria concorrencial, como também fomentar e disseminar a cultura da livre concorrência”, complementa.
O processo, chamado de Ato de Concentração, foi iniciado em 19 de fevereiro de 2025. Ele teve várias atualizações desde então. A última delas no dia 09 de maio de 2025.
Como se trata de um Ato de Concentração Ordinário, o prazo para sua análise é de 240 dias, com possibilidade de ampliação para mais 90 dias, por solicitação do próprio Cade, ou de 60 dias, caso haja um pedido dos advogados.
As tratativas do processo são publicas em sua maioria e podem ser consultadas no site do próprio Cade, bastando ter o nome de uma das partes ou o número do processo. O site é
