Comentarista se perde na brincadeira do “exame do 33”

Por Rodney Brocanelli

Durante a transmissão de São Paulo x Grêmio, na Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, o narrador Daniel Oliveira chamou o giro do placar aos 33 minutos do primeiro tempo. Ele decidiu brincar com o comentarista Cesar Cidade Dias, baseado no antigo “exame do 33”, feito pelos médicos sem estetoscópio (ou com antiquíssimos estetoscópios de madeira) para perceber as vibrações sonoras vindas do pulmão. Como Cidade Dias certamente não pegou essa época e nunca ouviu falar sobre essa prática, ficou perdido, provocando assim uma situação divertida ao menos para quem estava no estúdio. Ouça abaixo.

 

Logo_RB_Cor

Porto Alegre: Marco Antônio Pereira abandona o rádio

Por Rodney Brocanelli

Fora do rádio, o narrador Marco Antônio Pereira já definiu seu futuro. E ele não passa pelo veículo onde esteve por aproximadamente 30 anos. “Meu tempo passou”, disse ao Coletiva.net (clique aqui). A partir de dezembro, Marcão, como é conhecido, vai se mudar para Santa Catarina e lá irá investir no setor náutico. Segundo o site, ele chegou a receber propostas de outras emissoras, mas que foram recusadas. Ele diz ter perdido a ambição, após ter trabalhado em oito Copas do Mundo, e viajar o mundo todo.

Conforme já publicamos aqui, desde que saiu da Rádio Gaúcha, em 2015, Marco Antônio Pereira teve uma trajetória que pode ser considerada como nômade pelo rádio de Porto Alegre. Primeiramente, ele esteve na Rádio Guaíba, em uma passagem de pouco mais de dois anos. Sua chegada se deu como parte do projeto de reestruturação da emissora (saiba mais aqui). Após alguns problemas, deixou a emissora.

Em seguida, o profissional acertou com a Rádio Grenal. Ele chegou à nova emissora em setembro de 2017. Nela atuava como narrador e apresentador do Dupla em Debate. Não ficou muito tempo. No começo de dezembro, sua saída foi anunciada dentro do programa por Ben-Hur Marchiori, um dos debatedores do programa. “Ele não foi despedido da casa”, afirmou. Essa é a explicação oficial, mas nos bastidores fala-se que houve uma insatisfação de Marco Antônio com as escalas de transmissão da emissora (saiba mais aqui).

2018 marcou a estreia de Marco Antônio Pereira na Bandeirantes. Além de narrador, ele participou como debatedor do programa Toque de Bola, dividindo a bancada com nomes do porte de Alex Bagé, Cesar Cidade Dias, Claudio Duarte e Everton Cunha,  conhecido como Mister Pi (saiba mais aqui).

 

Conheça a audiência das transmissões de futebol na Grande São Paulo durante o meio de semana

Por Rodney Brocanelli

O Radioamantes publica a partir de agora um painel da audiência das transmissões de futebol no rádio da Grande São Paulo. Neste post, vamos abordar o meio de semana, com os dados das quartas e quintas.

Os dados que vamos trazer são a soma dos resultados obtidos pelas emissoras no AM, FM e pela web, correspondentes aos trimestres junho a agosto, julho a setembro e agosto a outubro. Algo a ser notado que não existe uma hegemonia de uma emissora sobre as demais.

Em breve, o blog publica informações relacionadas à audiência do futebol em rádio no final de semana. Saiba mais abaixo.

Quarta-feira – 21 às 00 – Junho a Agosto

A Rádio Bandeirantes foi a emissora mais ouvida nesse período no que diz respeito às transmissões de futebol. Na segunda colocação, veio a Rádio Jovem Pan. Logo a seguir, na terceira posição, apareceu a Transamérica FM. A 105 FM ocupou a quarta posição. Duas emissoras do mesmo grupo surgiram nas posições seguintes: Globo (quinta) e CBN (sexta). A Band News fechou essa listagem na sétima colocação.
Quarta-feira – 21 às 00 – Julho a Setembro

Nesse período, encontramos a Transamérica (antes terceira colocada) na liderança desse ranking. A Jovem Pan se manteve estável na segunda colocação. A Bandeirantes, antes líder, aqui apareceu na terceira colocação. 105 FM, Globo, CBN e Band News mantiveram suas mesmas posições neste levantamento.

Quarta-feira – 21 às 00 – Agosto a Outubro

Transamérica, Jovem Pan, Bandeirantes e 105 FM ocuparam as quatro primeiras colocações neste período. A grande novidade aqui é que a CBN ultrapassou sua co-irmã Globo, ficando na quinta colocação. Band News, mais uma vez, apareceu na sexta colocação.

 

Quinta-feira – (sem indicação de horário) – Junho a Agosto

Aqui, a CBN apareceu na primeira colocação, seguida por 105 FM (2ª), Transamérica (3ª), Bandeirantes (4ª), Globo (5ª) , Jovem Pan FM (6ª) Jovem Pan AM (7ª) e Band News (8ª).

Quinta-feira – (sem indicação de horário) – Julho a Setembro

Neste período, a 105 FM foi a líder, seguida pela  Transamérica (2ª), CBN (3ª), Bandeirantes (4ª), Jovem Pan FM (5ª), Globo (6ª), Jovem Pan AM (7ª) e Band News (8ª).

Quinta-feira – (sem indicação de horário) – Agosto a Outubro

Mais uma vez, a 105 FM foi a líder, seguida pela Transamérica (2ª), Jovem Pan FM (3ª), Globo (4º), Bandeirantes (5ª), CBN (6ª), Band News (7ª) e Jovem Pan AM (8ª).

(Atenção: as informações referentes às quintas-feiras foram corrigidas. Saiba mais clicando aqui).

radioesportivo

Ranking do AM de SP: Capital líder, Jovem Pan na segunda colocação e Globo é a terceira

Por Rodney Brocanelli

A Rádio Capital segue como a emissora de Amplitude Modulada mais ouvida na grande São Paulo. No trimestre correspondente a agosto e outubro, ela teve uma queda nos seus números, em comparação ao trimestre anterior (julho a setembro). No entanto, ela consegue segurar a primeira colocação no ranking de audiência, posição essa que sustenta desde julho de 2017.

Outro dado importante desse levantamento é que a Rádio Jovem Pan está ocupando o segundo lugar. Desde a pesquisa correspondente ao trimestre correspondente entre junho e agosto que a emissora da Av. Paulista vem se mantendo como a segunda emissora mais escutada no AM, sem grande variação nos seus números.

Por sua vez, a Rádio Globo se estabilizou na terceira colocação. Desde que mudou o perfil de sua programação, a emissora perdeu a ponta da tabela, como já dissemos aqui. Ela passou a figurar na segunda colocação, mas desde o trimestre junho e agosto que a emissora trocou de posição com a Rádio Jovem Pan. Vale dizer que a Globo não desativou sua frequência em AM (1100Khz) aqui em São Paulo e, pelo jeito, não há planos de fazê-lo no curto e médio prazo.

A Rádio Bandeirantes aparece com a quarta emissora no ranking do AM na Grande São Paulo, mas observando uma queda em seus números desde o trimestre correspondente entre junho e agosto. Isso pode ser reflexo da dificuldades em sintonizar os 840Khz. Volta e meia, alguns leitores do Radioamantes se manifestam reclamando da irregularidade do sinal da Bandeirantes em AM.

Também estão em queda nos seus números a Rádio Record (quinta colocada). A Record tem uma programação musical com comunicadores cuja divulgação é zero.

O blog Radioamantes teve acesso aos números das cinco melhores da audiência do FM na Grande São Paulo correspondentes aos trimestres junho-agosto, julho-setembro e agosto-outubro.

rádio sp

Temer defende fim do auxílio-moradia para compensar o aumento de salário do judiciário

O presidente Michel Temer disse que defende o fim do auxílio-moradia para compensar o aumento de salário do judiciário em entrevista exclusiva na Rádio Bandeirantes. Ouça a reportagem completa no site da emissora.

Temer disse que ainda não decidiu se vai sancionar o aumento de 16% para os ministros do Supremo. O projeto que eleva de R$ 33 mil para R$ 39 mil o valor dos salários foi aprovado na quarta-feira no Senado e agora só depende dele. O presidente da República afirma que só vai analisar o reajuste depois que o auxílio-moradia for eliminado.

Sobre a reforma da Previdência, ele acredita que é possível aprovar partes do texto no seu governo. Temer não mencionou mudança específica no material que já tinha sido preparado, mas disse que encomendou estudos sobre o que pode ser alterado

O presidente da República reafirmou que está disposto a colaborar com a reestruturação ministerial pretendida por Jair Bolsonaro.

Michel Temer foi entrevistado pelos jornalistas Thays Freitas, Pedro Campos e Claudio Humberto no programa “Bastidores do Poder” desta quinta-feira.

Temer Band

Ouça os gols do final de semana

Por Rodney Brocanelli

No Beira Rio, o Internacional saiu perdendo, mas conseguiu a virada para cima do Atlético-PR: 2 a 1. Ouça a narração de Pedro Ernesto Denardin, da Rádio Gaúcha.

Ouça também a narração de Haroldo de Souza, da Rádio Grenal.

São Paulo e Flamengo empataram no Morumbi: 2 a 2. Ouça a narração de Éder Luiz, da Rádio Transamérica.

O Botafogo venceu o Corinthians no Engenhão: 1 a 0. Ouça a narração de Jota Santiago, da Super Rádio Tupi.

Ouça também a narração de José Manuel de Barros, da Rádio Jovem Pan.

No Allianz Parque, Palmeiras abriu o placar, levou o empate, mas uma falta cobrada por Victor Luis deu a vitória ao time da casa. Ouça a narração de Oscar Ulisses, da Rádio Globo.

Geromel foi autor do solitário gol que garantiu a vitória do Grêmio sobre o Atlético-MG pelo placar de 1 a 0. Ouça a narração de Marcos Couto, da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre.

Máxi Lopez, cobrando penalidade máxima, garantiu a vitória do Vasco sobre o Fluminense. Ouça a narração de Luiz Penido, da Rádio Globo.

O Fortaleza carimbou seu passaporte para a série A em 2019 com a vitória sobre o Atlético-GO, em Goiânia, pelo placar de 2 a 1. Ouça a narração de Ronair Mendes, da Rádio 730.

Ouça também a narração de Diego Marques, da Rádio Ativa/Esportes Brasília.

 

Ouça o Radioamantes no Ar

Nesta semana, o Radioamantes no Ar falou sobre a saída de Marco Antõnio Pereira da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, do bordão usado por Pedro Ernesto Denardin, da Rádio Gaúcha, que foi consagrado pelos apoiadores do presidente eleito Jair Bolsonaro, e dos riscos de uma possível chegada de Mario Celso Petraglia, cartola do Atlético-PR, a uma secretaria ligada ao esporte no próximo governo. O Radioamantes no Ar é veiculado todas as sextas, sempre a partir das 09h, pela web rádio Showtime (http://showtimeradio.com.br). Com Rodney Brocanelli, João Alckmin e Rogério Alcântara.

showtime2

Marco Antônio Pereira deixa a Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre

Por Rodney Brocanelli

Marco Antônio Pereira deixou a Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre. A informação é do site Coletiva.net. O narrador esportivo entregou seu pedido à direção na tarde desta terça (30.10). Marcão, como é conhecido, diz que a partir de agora irá se dedicar a projetos pessoais, sem especificar quais são.

A Bandeirantes, de Porto Alegre,  não informou como irá agir na substituição desse profissional. Espera-se que o grupo possa prestigiar os narradores Daniel Oliveira e Marcos Couto, que já estão na casa há muitos anos. Não seria surpresa para o Radioamantes se ela apelasse para uma solução caseira: escalar Sergio Boaz como terceiro narrador, tal como já aconteceu com ele em sua época de Rádio Gaúcha.

Na Bandeirantes, desde março, Marco Antônio ganhou status de primeiro narrador, transmitindo as principais partidas da dupla Grenal. Durante a Copa da Rússia, ele foi indicado pela Band RS para narrar pela  um dos jogos daquela competição na matriz paulista: Uruguai x Arábia Saudita. Ele esteve ao lado do comentarista Claudio Duarte. A última narração de Marco antes de pedir para sair foi River Plate x Grêmio, primeira partida da semifinal da Libertadores de 2018.

Desde que saiu da Rádio Gaúcha, em 2015, Marco Antônio Pereira teve uma trajetória que pode ser considerada como nômade pelo rádio de Porto Alegre. Primeiramente, ele esteve na Rádio Guaíba, em uma passagem de pouco mais de dois anos. Sua chegada se deu como parte do projeto de reestruturação da emissora (saiba mais aqui). Após alguns problemas, deixou a emissora.

Em seguida, o profissional acertou com a Rádio Grenal. Ele chegou à nova emissora em setembro de 2017. Nela atuava como narrador e apresentador do Dupla em Debate. Não ficou muito tempo. No começo de dezembro, sua saída foi anunciada dentro do programa por Ben-Hur Marchiori, um dos debatedores do programa. “Ele não foi despedido da casa”, afirmou. Essa é a explicação oficial, mas nos bastidores fala-se que houve uma insatisfação de Marco Antônio com as escalas de transmissão da emissora (saiba mais aqui).

2018 marcou a estreia de Marco Antônio Pereira na Bandeirantes. Além de narrador, ele participou como debatedor do programa Toque de Bola, dividindo a bancada com nomes do porte de Alex Bagé, Cesar Cidade Dias, Claudio Duarte e Everton Cunha,  conhecido como Mister Pi (saiba mais aqui).

Ouça abaixo a última narração de Marco Antônio Pereira na Bandeirantes: River Plate 0 x 1 Grêmio, semifinal da Libertadores.

Ouça também sua narração para Uruguai 1 x 0 Arábia Saudita, partida da Copa do Mundo de 2018.

DViKc-8X0AEJ66r

 

Ouça os gols do final de semana

Por Rodney Brocanelli

Flamengo e Palmeiras empataram pelo placar de 1 a 1 no jogo mais importante desta rodada do campeonato brasileiro. Ouça a narração de Luiz Penido, da Rádio Globo.

Com protagonismo de Danilo, o Corinthians venceu o Bahia pelo placar de 2 a 1. Ouça a narração de Dirceu Marcholi, da Rádio Band News FM.

Na Vila Belmiro, o Santos venceu o Fluminense: 3 a 0. Ouça a narração de Rogério Assis, da Rádio Bandeirantes.

Muitos gols na Arena do Grêmio. O Sport venceu o Grêmio pelo placar de 4 a 3. Ouça a narração de Ricardo Gonça, da Rádio Estação Web.

O Cruzeiro venceu o Paraná pelo placar de 3 a 1. Destaque para Fred, que voltou a fazer gol depois de nove meses. Ouça a narração de Enio Lima, da Rádio Itatiaia.

Em duelo direto para fugir da zona do rebaixamento, a Chapecoense venceu o América-MG pelo placar de 1 a 0. Ouça a narração de Rafael Henzel, da Rádio Oeste Capital.

O Internacional saiu na frente, mas o Vasco conseguiu o empate. Placar final 1 a 1. Ouça a narração de Marcos Couto, da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre.

No Barradão, o São Paulo bateu o Vitória pelo placar de 1 a 0. Ouça a narração de Fausto Favara, da Rádio Jovem Pan.

Pela série B, o Juventude venceu o Sampaio Corrêa pelo placar de 1 a 0. Ouça a narração de Eduardo Costa, da Rádio Caxias.

Em pleno Estádio Olímpico de Goiânia, o Avaí venceu o Goiás pelo placar de 3 a 0. Ouça a narração de Edson Rodrigues, da Rádio Bandeirantes/820.

Salomão Ésper faz aniversário e é festejado por colegas da Rádio Bandeirantes

Por Rodney Brocanelli

Salomão Ésper, um dos apresentadores do Jornal Gente, completou 89 anos de vida. A data não passou em branco entre seus colegas de Rádio Bandeirantes que compararam um bolo e cantaram parabéns. (Veja abaixo. Vídeo postado pelo perfil da Bandeirantes no Twitter).

Salomão Ésper

Narrador Daniel Oliveira explica a diferença entre Rodrigo e Rodrygo

Por Rodney Brocanelli

Durante a transmissão de Internacional x Santos, pela Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, o narrador Daniel Oliveira procurou explicar aos ouvintes a diferença entre Rodrigo (com i) e Rodrygo (com y). O time da casa tinha dois jogadores com Rodrigo em campo: o defensor Moledo e o volante Dourado. Por sua vez, o Santos tinha em campo o atacante Rodrygo. Ouça abaixo.


 

Logo_RB_Cor

 

Ouça os gols do fim de semana

Por Rodney Brocanelli

O Flamengo goleou o Paraná fora de casa pelo placar de 4 a 0. Ouça a narração de Luiz Penido, da Rádio Globo.

O Palmeiras abriu uma boa vantagem sobre o Ceará. A expulsão de Deyverson quase complicou as coisa. Os visitantes empataram. Placar final 2 a 1. Ouça a narração de Ulisses Costa, da Rádio Bandeirantes.

No Barradão, deu empate na partida Vitória x Corinthians: 2 a 2. Ouça a narração de Silvio Mendes, da Rádio Metrópole.

O Fluminense venceu o Atlético-MG pelo placar de 1 a 0. Ouça a narração de Edson Mauro, da Rádio Globo.

Em Belo Horizonte, o Cruzeiro venceu a Chapecoense pelo placar de 3 a 0. Ouça a narração de Alberto Rodrigues, da Rádio Itatiaia.

América-MG e Grêmio empataram pelo placar de 1 a 1. Ouça a narração de Gustavo Manhago, da Rádio Gaúcha.

Fora de casa, o Bahia venceu o Botafogo pelo placar de 1 a 0. Ouça a narração de Raniere Alves, da Rádio Metrópole.

O Sport venceu o Vasco por 2 a 1. Ouça a narração de Aroldo Costa, da Rádio Jornal.

Ouça os gols do final de semana

Por Rodney Brocanelli

O Palmeiras bateu o Grêmio pelo placar de 2 a 0 no Pacaembu. Ouça a narração de Oscar Ulisses, da Rádio Globo.

Ouça também a narração de Daniel Oliveira, da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre.

E ainda, a narração de José Silvério, da Rádio Bandeirantes.

No Beira Rio, o Internacional venceu, de virada o São Paulo pelo placar de 3 a 1. Ouça a narração de Haroldo de Souza, da Rádio Grenal.

Ouça também a narração de Marco Antônio Pereira, da Rádio Bandeirantes de Porto Alegre.

O Vasco venceu o Cruzeiro pelo placar de 2 a 0. Ouça a narração de Oswaldo Reis, da Rádio Super Notícia.

No Pacaembu, o Santos venceu o Corinthians pelo placar de 1 a 0. Ouça a narração de Renato Rainha, da Band News FM.

Ouça também a narração de José Manuel de Barros, da Rádio Jovem Pan.

E ainda, a narração de Davi Oliveira, da Rádio Guarujá.

Teve clássico no Maracanã. O Flamengo venceu o Fluminense pelo placar de 3 a 0. Ouça a narração de José Carlos Araújo, da Super Rádio Tupi.

Ouça também a narração de Luis Magno, da Rádio Guaíba.

Pela série B, o Vila Nova venceu o Boa Esporte pelo placar de 2 a 0 no Serra Dourada. Ouça a narração de Edson Rodrigues, da Rádio Bandeirantes/820.

Bolsonaro diz à Rádio Bandeirantes que segundo turno contra Haddad será disputa do “bem contra o mal”

Jair Bolsonaro afirma que o segundo turno contra Fernando Haddad será uma disputa do “bem contra o mal”. O candidato do PSL falou hoje à Rádio Bandeirantes – foi a primeira entrevista exclusiva depois do primeiro turno. Segundo ele, uma eventual vitória do PT representaria o fim da Lava Jato e a liberdade do ex-presidente Lula. A entrevista completa pode ser ouvida no site da emissora.

Embora se coloque como o lado “do bem” no segundo turno, se for eleito, Bolsonaro promete fazer um governo de união. Para o candidato do PSL à Presidência da República, quando estava no Planalto, o PT adotou políticas que dividiram o país.

Na entrevista à Rádio Bandeirantes, Jair Bolsonaro disse ainda que não terá um contato tão próximo com os eleitores no segundo turno. Ele explicou que as duas cirurgias a que foi submetido depois da facada em Juiz de Fora ainda limitam a exposição física.

Com relação aos debates, o candidato afirmou que pretende participar, mas espera a liberação dos médicos. Com mais de 49 milhões de votos no primeiro turno, Bolsonaro diz já ter ao lado dele 51 deputados federais eleitos ontem.

Se ganhar o segundo turno, Bolsonaro espera contar com esse apoio para aprovar mudanças como a redução da maioridade penal.

 Jair Bolsonaro admite ter pedido uma postura mais cuidadosa a Paulo Guedes e ao general Hamilton Mourão. O assessor econômico e o candidato a vice foram orientados a evitar declarações que possam prejudicar a campanha.

Eleito presidente, Jair Bolsonaro disse que vai trabalhar pela recuperação da credibilidade do Brasil no cenário externo.

Outra medida que o candidato do PSL anunciou na entrevista à Rádio Bandeirantes foi a redução drástica do número de ministérios.

O presidenciável foi entrevistado pelos jornalistas José Paulo de Andrade, Salomão Esper, Rafael Colombo, Pedro Campos e Eduardo Oinegue na edição desta segunda-feira do “Jornal Gente”.

Logo_RB_Cor

Ouça os gols da semana

 

Por Rodney Brocanelli

Deu Palmeiras no clássico paulista. 2 a 0 sobre o São Paulo. Ouça a narração de Oscar Ulisses, da Rádio Globo.

Grêmio e Bahia empataram pelo placar de 2 a 2. Ouça a narração de Daniel Oliveira, da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre.

A Chapecoense venceu o Atlético-MG, em casa, pelo placar de 1 a 0. Ouça a narração de Rafael Henzel, da Rádio Oeste Capital.

O Atlético-PR venceu o América-MG pelo placar de 4 a 0. Ouça a narração de Edilson de Souza, da CBN Curitiba.

O Corinthians recebeu o Flamengo em casa e perdeu pelo placar de 3 a 0. Ouça a narração de Luiz Penido, da Rádio Globo.

No Barradão, outro triunfo do visitante. Santos 1 x 0 Vitória.. Ouça a narração de Silvio Mendes, da Rádio Metrópole.

Na luta para fugir das últimas colocações, o Sport venceu o Internacional de virada, pelo placar de 2 a 1. Ouça a narração de Aroldo Costa, da Rádio Jornal.

Ouça também a narração de Orestes de Andrade, da Rádio Guaíba.

Pela Libertadores, Cruzeiro e Boca Juniors ficaram no empate: 1 a 1. Ouça a narração de Oswaldo Reis, da Rádio Super Notícia.

O Palmeiras venceu o Colo Colo pelo placar de 2 a 0. Ouça a narração de Leandro Bollis, da 105 FM.

O Grêmio não tomou conhecimento do Atlético Tucumán em sua arena: 4 a 0. Ouça a narração de Haroldo de Souza, da Rádio Grenal.

Paraná e Vasco empataram pelo placar de 1 a 1 na “versão brasileira” do Monday Night Football. Ouça a narração de Edson Mauro, da Rádio Globo.