A partida entre Internacional e Juventude, válida pelo campeonato gaúcho, teve uma paralisação de mais de meia hora devido a um apagão no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Durante esse período, a principal preocupação das equipes de rádio presentes ao estádio era saber quando a energia iria voltar ou se ela iria voltar. Marcos Couto, da Rádio Bandeirantes, chamou o repórter Saimon Bianchini e disse que este tinha feito um curso de eletricista por correspondência. Saimon respondeu dizendo que fez esse Curso junto com Couto. Um esperto Luiz Carlos Reche notou que se o curso era por correspondência, não havia como os dois serem colegas.
O jornalista Salomão Ésper, da Rádio Bandeirantes, será patrono de nova sede da Escola SESI em Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, cidade natal do apresentador. Nesta quarta-feira, dia 19, ele será homenageado em evento com presença do presidente da FIESP e do SESI-SP, Paulo Skaff. A solenidade terá cobertura da Rádio Bandeirantes com o repórter Pedro Campos.
Salomão nasceu em Santa Rita do Passa Quatro em 26 de outubro de 1929. Jornalista e radialista, formado em Direito pela Faculdade de Direito da USP, é um dos nomes mais representativos do radiojornalismo no Brasil. Ele está no Grupo Bandeirantes de Comunicação há 62 anos. Neste período trabalhou na Rádio América e na Rádio Bandeirantes, onde já comandou programas como “Juízo Final” e o tradicional “Primeira Hora”. Na TV Band, apresentou o programa de entrevistas “Justiça de Salomão”. Hoje soma 36 anos à frente do “Jornal Gente”, jornal que sucedeu o famoso “O Trabuco”, de Vicente Leporace, ao lado de José Paulo de Andrade e Rafael Colombo.
Pouco mais de um ano depois seu fechamento para as obras da Copa do Mundo, o Beira-rio, voltou a ser utilizado: foi na partida entre Internacional x Caixas, válida pelo campeonato gaúcho 2014. Pelas últimas notícias, pode ser que o estádio nem fique pronto para o Mundial. De qualquer forma, o evento-teste já entrou para a história do clube. Vamos reunir aqui os registros sonoros desse momento.
Abaixo a narração de Haroldo de Souza, na Rádio Grenal.
A Bandeirantes, de Porto Alegre, enfrentou vários problemas técnicos durante sua transmissão. Os mesmos ficaram evidentes na hora do gol. Ouça a narração de Daniel Oliveira.
Assim que tivermos os gols das tradicionais rádios Gaúcha e Guaíba, publicaremos aqui.
Neste domingo, Luiz Carlos Reche fez sua estreia no Grupo Bandeirantes em Porto Alegre comentando o Grenal pelas emissoras de rádio (Bandeirantes, Ipanema e Band News FM, que transmitiram em rede). Ouça os primeiros minutos de sua intervenção inicial na transmissão do grande clássico do Rio Grande do Sul (e, porque não dizer, mundial?).
Voltando um pouco no tempo, em 2010, a Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, fez também uma contratação de peso: a do narrador Haroldo de Souza, que, coincidentemente, também havia deixado a Guaíba.
Na ocasião, para que sua ida se tornasse viável, pelo menos dois profissionais da equipe de esportes deixaram a Bandeirantes. Um deles, narrador, que voltou à emissora pouco tempo depois.
Espera-se que não aconteça o mesmo, após o acerto com Luiz Carlos Reche. Sua estreia ocorre no próximo domingo, dia de Gre-nal.
Parece que o futuro profissional de Luiz Carlos Reche já está se definindo.O profissional está deixando a Rádio Guaíba, prefixo que defendeu por quase 30 anos. Ele teve proposta de dois veículos: da Rádio Grenal e do Grupo Bandeirantes, de Porto Alegre. A se julgar pela manifestação de Mário Lima, narrador da Guaíba, pelo Facebook, Reche acertou com a Band. O post de Lima, em tom de agradecimento e despedida, foi publicado no final da tarde deste sábado. Segue sua íntegra.
No fim de semana, o interino José Carlos Nery noticiou na “Canal 1” do atualmente de férias Flávio Ricco que não havia garantia de transmissão da Fórmula 1 este ano pela Rádio Bandeirantes. Respondendo no Facebook uma postagem do Rodney Brocanelli sobre esta informação, esclareceu Odinei Edson como será a cobertura desta temporada: todas as corridas transmitidas na BandNews FM e na Bradesco Esportes, enquanto boletins por toda a programação e transmissão de algumas provas serão feitas pela Bandeirantes.
Primeiro: mesmo sendo ouvinte cativo há 15 anos da F-1 da RBR (essa a legítima RBR e não a “criada” pela TV Globo), bem que eu achava muito exagerado veicular as provas em quatro prefixos de três emissoras diferentes, o que cabe no GP do Brasil pela Bandeirantes ser a emissora oficial dele e ter seu som propagado pelo autódromo de Interlagos, mas não nas demais etapas. Segundo: puxando pela memória, lembrei que foi noticiado não vou lembrar por quem em 2006 o mesmo risco da Bandeirantes não transmitir a Fórmula 1, que acabou mantida com o adicional da BandNews FM.
Terceiro: se nada muda em São Paulo e nas cidades que tem BandNews e/ou Bradesco Esportes, mudará em cidades sem estas duas emissoras e com RB, casos de Campinas, Aracaju e Goiânia, ficando em somente três exemplos. Ouvintes delas terão de recorrer à internet para seguir ligados. E quarto: se só algumas provas serão veiculadas pela Bandeirantes, reduzida será a quantidade de domingos com alteração na grade da manhã, o que afetará diretamente o “Fôlego”, que passa das 8h30 para 7h30 quando tem corrida, e especialmente Milton Neves e seu “Domingo Esportivo”, que costumeiramente vai das 9h às 15h ou 16h, mas que perde duas horas pros GPs.
Comentário: Preguiça 1 x 0 Apuração (Rodney Brocanelli)
Há pouco mais de um ano e meio, a Rádio Bandeirantes lançou a música-tema que é ouvida durante as transmissões esportivas, especialmente em jogos da seleção brasileira. Ela foi muito usada durante a Copa das Confederações do ano passado e certamente deverá ser executada na Copa de 2014, disputada no Brasil. Na verdade, é uma nova versão para “Coração do Mundo” (também conhecida como “Sou Tricampeão”), dos Golden Boys. Segundo o Edu Cesar, do Papo de Bola, ela será usada até os Jogos Olímpicos de 2016, que acontecerão no Rio de Janeiro. Ouça abaixo.
Entretanto, uma curiosidade: a mesma música já foi usada no ano de 1982, época da Copa do Mundo disputada na Espanha, pela Rádio Globo, na sua vinheta de identificação, aquela é tem a obrigatoriedade de entrar a cada hora cheia A voz é do saudoso Humberto Marçal. Ouça abaixo. O áudio foi extraído dos arquivos de Onofre Favotto, que estão disponíveis na internet.
Uma edição especial do programa “Fôlego” da Rádio Bandeirantes vai ao ar neste domingo, dia 12, a partir das 09h, direto da Praia da Enseada no Guarujá, litoral de São Paulo. Os jornalistas Ricardo Capriotti e Sergio Patrick entram no clima da estação mais quente do ano em mais uma ação do Projeto Verão da emissora, que coloca no ar informações do trânsito da capital e das principais rodovias, boletins com dicas e orientações sobre o verão e transmissões de programas especiais.
Os apresentadores comandam a atração em uma tenda montada no calçadão da praia, em frente ao Casa Grande Boulevard Mall, que abriga um estúdio da rádio. O público local terá a oportunidade de realizar gratuitamente a baropodometria, mais conhecida como “teste da pisada”, com a equipe de fisioterapeutas do Instituto Cohen. Também serão oferecidos análise da composição corporal com a equipe de nutricionistas da RG Nutri, hidratação com isotônico, 3 pares de tênis de corrida e demais brindes como kit (camiseta + cool towel) aos 150 primeiros ouvintes que chegarem à tenda. Ao fim do programa, orientações de saúde e dicas para prática de exercícios físicos no verão em caminhada/corrida orientada pelo educador esportivo Nelson Evêncio.
O dia 14 de dezembro é uma data que o torcedor do Internacional não gosta de lembrar. Em 2010, o Colorado sofria uma de suas derrotas mais sofridas. Era a semifinal do Mundial de Clubes. A crítica especializada colocava a equipe na final, contra a Internazionale, de Milão. O que não se imaginava era a tragédia na partida contra a equipe africana. Derrota pelo placar de 2 a 0.
A derrota dentro de campo ocasionou um dos grandes momentos do rádio esportivo. Haroldo de Souza, então na Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, estava em Abu Dhabi para a transmissão daquela partida, ao lado do repórter Sérgio Couto. A sua narração, ou melhor não-narração, para o segundo gol marcado por Kaluyituka surpreendeu. Em vez de descrever o lance, ele se limitou a dizer: “eu não vou narrar”, numa prova de respeito ao torcedor do Inter e também para amenizar seu sofrimento.
O aúdio foi divulgado com exclusividade pelo Radioamantes e ganhou repercussão nacional. Grandes portais de notícias, como Folha on Line trataram de divulgar a história, sem citar ao menos este blog. Sites como Comunique-se e Imprensa também publicaram a não-narração, mas a reboque do que saiu na Folha. Saiba mais aqui:
E a retrospectiva de gafes do rádio esportivo chega ao seu quinto ano seguido. Nunca é demais explicar mais uma vez a proposta desta coletânea: o conceito de gafe usado aqui é bem amplo, contemplando não apenas os erros cometidos no ar. Entram também muitas situações inusitadas e/ou inesperadas. Curiosidade: A Band News (SP) aparece com três áudios. Mais uma vez, foi possível apresentar material de partes diferentes do país. Desta vez, tem até uma gafe vinda de Brasília. Uma explicação: Milton Neves, José Silvério e Mauro Beting já viraram hors concours. Divirtam-se.
10) Narrador esportivo manda abraço para si mesmo em jornada esportiva – Durante a transmissão da partida entre JV Lideral e Fortaleza, válida pela Copa São Paulo de Juniores 2013, o narrador Sidney Botelho conseguiu a proeza de mandar um abraço para si mesmo durante a transmissão que comandava no site STI Esporte.
9) Narrador pede para que o comentarista atenda o telefone durante a transmissão – Durante a transmissão de Grêmio x Canoas, partida válida pelo campeonato gaúcho de futebol, o narrador José Aldo Pinheiro, da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, pediu para que o comentarista Haroldo Santos atendesse o telefone que resolveu tocar em hora inoportuna.
Outra do Zé Aldo: Durante a transmissão da partida entre Cruzeiro x Grêmio, válida pelo campeonato brasileiro, a torcida do time mineiro passou a xingar Renato Gaúcho. O som do xingamento vazou na transmissão da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre. O narrador chamou a atenção para o fato. No entanto, por distração, ele disse no ar qual era o xingamento dirigido ao treinador.
8) No giro do placar da Rádio Grenal, Haroldo de Souza chama a Rádio Guaíba – Talvez na tensão da parida entre Grêmio e LDU, válida pela Copa Libertadores da América, Haroldo de Souza, narrador da Rádio Grenal, falou na Rádio Guaíba, uma de suas antigas casas, na hora do giro do placar.
7) Risos na transmissão – Durante a transmissão de Atlético-MG x São Paulo na Rádio Band News FM (SP), o repórter Fábio França passou maus bocados no começo da segunda etapa. Sempre que chamado pelo narrador Dirceu Maravilha, ele não conseguia completar suas intervenções devido a uma crise de risos. Não demorou muito para que Fábio retomasse o controle da situação.
6) Gerson Canhota “cover” participa de tramissão da Bradesco Esportes (SP) – Durante a transmissão de Cruzeiro x Corinthians na Bradesco Esportes, o narrador Hugo Botelho abriu espaço para uma participação especial de Gerson, o canhotinha de ouro. Na verdade, não foi bem do ex-jogador e hoje comentarista, mas sim de um cover. Quem descobrir o nome de seu interprete pode deixar o nome no sistema de comentários.
5) Alex Muller, o rei dos trocadilhos – Alex Muller se destacou nas transmissões do jogos do Palmeiras pela série B nas rádios Band News e Bradesco Esportes FM. Suas narrações conseguiram dosar um certo senso de humor, informação e a descrição precisa do lance. No quesito humor, Muller segue tão imbatível quanto nos tempos de repórter, na Rádio Bandeirantes. Durante a partida contra a Chapecoense, ele conseguiu arrancar risos do âncora Arthur Covre ao fazer um trocadilho com o nome do jogador Caion, da equipe catarinense, que entrou durante a partida.
4) Em transmissão esportiva, Ivo Morganti revela antiga superstição – Durante a transmissão da partida Santos x Guarani, o narrador Ivo Morganti, da 102 FM, de São Vicente, revelou em conversa com o comentarista Serginho Chulapa uma antiga superstição.
3) A zaga do Vasco – Durante a transmissão de Goiás x Vasco, válida pelo campeonato brasileiro de 2013, o repórter Thiago Marcolini, da Rádio Ativa FM, parceira do site Esportes Brasília, foi dizer que a zaga do Vasco afastou o perigo que rondava sua área. Entretanto, o raciocínio foi mais rápido que a fala e saiu “vasca do zago”.
2) Riscos do rádio ao vivo – Rádio ao vivo tem dessas coisas. Durante um programa de perguntas e respostas sobre futebol na Rádio Grenal, um ouvinte entrou no ar e a comunicação estava um tanto estranha. Não era apenas o rádio dele que estava muito alto.
1) Não foi por falta de aviso, Dirceu Marchioli – Na transmissão de Corinthians x Atlético-PR, o repórter Fabio França, da Band News FM, foi anunciar uma substituição na equipe paranaense: a entrada de Mérida em lugar de Zezinho. França repetiu várias vezes o nome do atleta para que não houvesse confusão. Mas não teve jeito. Clique no player, preste atenção e ouça.
(Hors concours 1) Milton Neves sonha com merchan e Mauro Beting cai na gargalhada – No programa Esporte e Notícia, da Rádio Bandeirantes, Milton Neves conseguiu levar Mauro Beting às gargalhadas mais uma vez. Tudo por causa de um sonho que o apresentador teve com o craque holandês Robben. Nesse tal sonho, veio embutido um merchan, motivos dos risos de Mauro.
(Hors concours 2) Mesmo com soluço, José Silvério narra vitória do Corinthians até o apito final – O narrador José Silvério teve uma crise de soluço bem no meio da transmissão de Corinthians x Fluminense, pela Rádio Bandeirantes. A dificuldade começou antes de a bola rolar e, segundo informações disparada via Twitter pelos internautas, durou aproximadamente os vinte primeiros minutos de bola rolando. Depois, os soluços pararam, permitindo até uma brincadeira de Silvério com Mauro Beting no meio da jornada. Próximo do final de jogo, a crise voltou, mas isso não impediu que ele narrasse o gol de Alexandre Pato, que garantiu a vitória do Timão. Ouça alguns trechos da jornada em que Silvério se vê às voltas com os soluços.
Na última rodada do campeonato brasileiro da série B, o Atlético-GO conseguiu escapar do rebaixamento ao marcar dois gols sobre o Guaratinguetá nos instantes finais de partida. Festa no Serra Dourada. Ouça a narração de Emerson Vargas, da Rádio Bandeirantes, de Goiânia.
Durante a transmissão da partida entre Cruzeiro x Grêmio, válida pelo campeonato brasileiro, a torcida do time mineiro passou a xingar Renato Gaúcho. O som do xingamento vazou na transmissão da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre. O narrador José Aldo Pinheiro chamou a atenção para o fato. No entanto, por distração, ele disse no ar qual era o xingamento dirigido ao treinador. Ouça no aúdio abaixo.
O narrador José Silvério teve uma crise de soluço bem no meio da transmissão de Corinthians x Fluminense, pela Rádio Bandeirantes. A dificuldade começou antes de a bola rolar e, segundo informações disparada via Twitter pelos internautas, durou aproximadamente os vinte primeiros minutos de bola rolando. Depois, os soluços pararam, permitindo até uma brincadeira de Silvério com Mauro Beting no meio da jornada. Próximo do final de jogo, a crise voltou, mas isso não impediu que ele narrasse o gol de Alexandre Pato, que garantiu a vitória do Timão. Ouça alguns trechos da jornada em que Silvério se vê às voltas com os soluços.