UFMG lança livro sobre rádio e cinema durante ascenção e ocupação nazista

Da assessoria de imprensa

A Editora UFMG e as Edições Allia lançam simultaneamente neste mês de setembro, no Brasil e na França, o livro Ensaio sobre o rádio e o cinema: estética e técnica das artes-relé, 1941-1942. A obra apresenta texto inédito de Pierre Schaeffer (1910-1995), escrito em Marselha durante a ocupação nazista. O texto é acompanhada por um extenso aparato crítico no qual Carlos Palombini examina a situação dos estudos sobre o trabalho de Schaeffer e expõe as diretrizes da edição.

O rádio foi um dos instrumentos da ascensão nazista, e o cinema francês conheceu uma estranha idade de ouro sob a Ocupação. A onipresença do rádio e do cinema justifica o estudo de suas premissas técnicas e estéticas: ao lidar diretamente com a realidade sonora e visual, eles têm poder sobre o concreto. A tela sonora do alto-falante monaural e a tela bidimensional da projeção cinematográfica destituem os eventos sonoros e visuais de sua consistência material, ou seja, não apresentam nem o evento, nem sua reprodução ou transmissão, mas simulacros. Essa evocação in absentia das coisas é análoga à da linguagem, que torna presente o intangível – conceitos, ideias, relações – pela mediação da palavra. O rádio e o cinema almejam poder igual.

Nas páginas do Ensaio sobre o rádio e o cinema: estética e técnica das artes-relé, 1941-1942, a linguagem reflete o rádio e o cinema, que refletem a linguagem, ad infinitum.

Lançamento
15 de setembro de 2010 | quarta-feira | 18 horas
Instituto de Artes e Desing da UFJF | Juiz de Fora | MG

Ensaio sobre o rádio e o cinema: estética e técnica das artes-relé 1941-1942
Pierre Schaeffer (1910-1995)
Carlos Palombini (tradução, prefácio e aparato crítico) e Sophie Brunet (Orgs.)

——————————-

Outro material interessante sobre Pierre Schaeffer vem da UFRJ. É o roteiro de um especial produzido e transmitido pela Rádio Cultura FM de São Paulo.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.