Por Rodney Brocanelli
Com o desenrolar dos acontecimentos, está bem claro que a saída de três profissionais da equipe da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre (o narrador Marcos Couto, o comentarista João Carlos Belmonte e o repórter Leandro Schabbach) foi uma espécie de ajuste no caixa para a contratação de Haroldo de Souza, egresso da Rádio Guaíba.
No entanto, pelo menos em um dos casos, a decisão pode ter sido mais técnica que qualquer outro motivo. É sabido que o terceiro narrador, Gustavo Berton, tem atuado de forma mais prioritária como repórter na TV Bandeirantes, da mesma cidade. Nada impediria que ele ficasse apenas na televisão, deixando o espaço de terceiro narrador para Marcos Couto.
Mas exsite um porém: de forma injusta, Couto é apontado como um imitador de Haroldo. As respectivas vozes são bem parecidas. Numa entrevista concedida ao projeto Vozes do Rádio, da PUC-RS, perguntaram sobre esse assunto a Haroldo de Souza. Eis sua resposta, na íntegra:
P – O que você tem a dizer sobre o Marcos Couto, da Bandeirantes?
Haroldo de Souza Olha, eu não sei. Falam muito no Marcos Couto. Eu tento ouvir esse rapaz, e não tem nada parecido comigo. As pessoas dizem que parece muito. Se tiver, é dele pra mim, porque eu tenho 58, e ele tem 30 e poucos anos. Papel carbono eu não sei se é uma boa. Eu já conversei com ele. Ele é um cara muito legal. Eu digo “Marcos, o negócio é o seguinte: eu tenho um orgulho muito grande em saber que você está tentando imitar. Na acepção da palavra imitando. Se você continuar assim, enquanto eu estiver narrando, você não vai conseguir se firma. Por que você não faz como eu fiz? Eu tenho um parâmetro do Pedro Luis e do Fiori Gigliotti. Por que você não pega, então, algumas coisas minhas e faz algumas coisas tuas. Faz uma seleção, faz um contorno pra você ver como fica legal. Tu tens uma bonita voz, tem rapidez, tem velocidade, tem reflexo, fala bem”. Ele agradeceu, mas eu não sei se ele continua. Agora eu, sinceramente, e na minha casa a gente liga o rádio, porque começaram a falar muito “você foi pra Bandeirantes”. Eu digo “como fui pra Bandeirantes, rapaz?”. “Não, tem um cara lá que é igual a você, e você não tá trabalhando. Pensei que você tava lá”. Eu pensei: mas será que é tão parecido assim? Um dia eu fiquei em casa, e ele estava narrando. Botei umas fitas minhas na parte de baixo do gravador e liguei o rádio na outra. Eu não vejo nada parecido. Só uma tonalidade de voz quando termina a frase que é mais ou menos parecida. Ou então, o diz em que ele está mais alucinado e começa a falar que as bandeiras estão tremulando. Mas aí é sacanagem, né cara? Aí, o ridículo não sou eu que vou cair. Quem vai cair no ridículo é ele, não eu.
A se considerar por tudo o que foi colocado aqui, não haveria mesmo espaço para Haroldo de Souza e Marcos Couto na Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre.
Vamos deixar aqui dois exemplos de narrações para que o leitor possa tirar suas próprias conclusões. Primeiramente, Marcos Couto narra um gol do Grêmio, no campeonato gaúcho de 2008:
Agora, é a vez de uma narração de Haroldo de Souza. É o gol que deu o o campeonato mundial inter-clubes, em 2006, ao Internacional.
Em tempo: Marcos Couto tem um blog, mas até agora ele não falou nada sobre sua saída da Bandeirantes.
Considero o Haroldo de Souza o melhor narrador do RS. Bem melhor que o Pedroca da Gaúcha. Esse Marcos Couto realmente tem uma voz parecida com o Magrão.
Quando comecei a ouvir futebol pelo rádio, o Nílson Cesar tinha um pouco do Silvério, hoje ele conseguiu um estilo próprio, espero que esse Marcos Couto consiga o seu.
E quando ouço o José Manoel de Barros me faz lembrar um pouco do Oswaldo Maciel, meus amigos dizem que não tem nada a ver mas alguma coisa na voz do Zé me faz lembrar dos bons tempos do Maciça…
CurtirCurtir
E alguém sabe os índices de audiência do futebol em Porto Alegre?
Eu imagino que de cada 10 ouvintes, 6 ouvem pela Gaúcha, 3 pela Guaíba e 1 pela Bandeirantes.
Será que é isso? ou errei feio?
CurtirCurtir
ILMOS(AS) RADIOAMANTES
TORÇO PARA QUE TENHAMOS O FILM AVAI 5 x 0 NO CORINTHINHAS !!
SEM MAIS
ANGEL G.G.JUNIOR ( anggjr@gmail.com)
PALMEIRENSE
CurtirCurtir
Bah, haroldo safado e marrento.
Não tem nada de imitação. O tom de voz é parecido, mas e a voz do COuto. O que ele vai fazer ? Cortar o pescoço, ficar mudo ?
Dois baita narradores.
Por sinal, os dois melhores que o titular da band, Daniel Oliveira.
Belmonte foi embora por que brigou com Cabral ? Quem narra na Guaíba agora ? Jacir e Orestes ?
Abraço.
CurtirCurtir
Sinceramente, eu como ouvinte da BAND que sou, nunca notei esta tão falada imitação ou semelhança entre ambos. Acho que está havendo certo exagero na comparação.
CurtirCurtir
Mandar embora o Belmonte para ficar com o Cabral, sinceramente. Belmonte é o cara!!
CurtirCurtir
E o BRAUNER e o VIDARTE ? Estão de férias eternas no rádio?
CurtirCurtir
…PARA MIM, DEPOIS DO SAUDOSO E INESQUECÍVEL “PEDRO CARNEIRO PEREIRA”, … O “HAROLDO DE SOUZA” FOI UMA GRATA SURPRESA,… COM O SEU NOVO ESTILO DE NARRAR FUTEBOL, CRIOU UMA NOVA ESCOLA,… DOS QUAIS PARA MIM, O ALUNO “MARCOS COUTO”, E´O MAIOR DESTAQUE,… SÓ ACHO, QUE O “GRANDE HAROLDO” O MELHOR DO BRASIL DE TODOS OS TEMPOS, DEVERIA SENTIR ORGULHO DO SEU MAIS DESTACADO E TALENTOSO DISCÍPULO,… MEU SONHO SEMPRE FOI VER OS DOIS NARRANDO JUNTOS,… INFELIZMENTE , “O SONHO ACABOU”,… ESPERO QUE O “QUERIDO HAROLDO DE SOUZA” REPENSE A SITUAÇÃO,… E SINTA ORGULHO DO SEU ALUNO “MARQUINHOS COUTO”,… OS DOIS SÃO DEMAISSSSSSSS…
CurtirCurtir
Aquele tal de pedro gernadim não serve nem para reporter de campo!!!!
O melhor hoje é: O Galo Missioneiro da Guaiba!!!!
CurtirCurtir
Magrão você é o cara. Você é o maior do rio grande. Volta para a guaiba
CurtirCurtir
haroldo melhor narrador do rs
CurtirCurtir
Marcos Couto realmente tem uma certa semelhança com Haroldo, porém é mais completo, entende de futebol e não estraga programa esportivos tentando se promover politicamente.
CurtirCurtir
DALE GUAÍBA sempre!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
INFELIZMENTE O HAROLDO SAIU, MAS FOI BEM SUBSTITUIDO PELO GIGANTE DO VALE!!!!!!! SÓ FALTA O JACIR OLIVEIRA, O JOSÉ ALDO PINHEIRO( unico narrador de verdade da gaúcha) e paulo cesar de carvalho para a seleção do rádio esportivo de narradores!!!!!! IMAGINEM TODOS NA 720 AM que ainda tem Orestes de andrade, gilberto júnior e Mario Lima.. como ouvir outra rádio a não ser a GUAIBAAAAAAAAAAAAAA MEUUU!!!!!!!
CurtirCurtir
Haroldo de Souza senta no próprio rabo para falar dos outros. Ele imita Vilibaldo Alves, locutor mineiro lideer de audiencia na época em que o “magrao” estava aqui.
CurtirCurtir
Aroldo joaquim de souza ,bota todos eles no bolso.melhor do rio grande!!
CurtirCurtir
Quando comecei a escultar futebol pelo rádio, ouvi o Haroldo de Souza narrando, a final do brasileirão de 1975 e, comecei comparar com outros narradores e vi ali um diferencial na sua narração. por falar em Marcos Couto, não vi nada de parecido com o Haroldo, ma era pro Haroldo se orgulhar, porque tem gente que gosta do estilo da narração dele.
CurtirCurtir
aprendi a ouvir jogo pelo radio ouvindo haroldo se souza , moro em santa catarina e procuro onde posso ouvir haroldo mas não consigo tenho muitas saudades pois até hoje vendo os videos pela net do haroldo fico arrepiadoooo. eu acho que o marcos couto se parece sim com o haroldo na narração porém haroldo tem uma coisa que ninguém nunca vai conseguir imitar que é a narração com o coração, emoção … isso é teu e ninguém nunca vai conseguir chegar perto e nem tirar , DIVIDIIIIIIIIIIIIIIII, PANDEIRAS PANDEIROLAS TRIBULANDO TRIBULANDO TORCEDOR COLORADO IIIIIIIIII AGORA TCHÊ…
CurtirCurtir
Tchê pergunto, existe alguém igual ao Chico Anísio, Pelé, Frank Sinatra, poderia ficar aqui citando vvários gênios são únicos não tem igual nem parido, a proPpósito dia desses escutando a Bandeirantes ouvi um narrador com o timbre de voz parecido com o Haroldo parecido eu disse mas quando tu começa a ouvir a narração dá uma tristeza o cara não conhece ponto segue reto chega dar uma tristeza, desliguei o rádio.
CurtirCurtir
O Marcos Couto tem um timbre mais grave, o que é um pouco parecido é a articulação das palavras, de resto não tem nada a ver.
CurtirCurtir