Por Rodney Brocanelli
O camarada Edu Cesar, do site Papo de Bola, encaminhou para o blog Radioamantes uma série de vinhetas antigas que ele gravou da Rádio Bandeirantes, de Porto Alegre, algumas delas não ouvidas pelo público paulistano. Para quem gosta de vinhetas, diversão garantida. Ouça nos players abaixo. Antes, algumas explicações pelo próprio Edu.
Chamada do BandSat, que o AM 840 de São Paulo nunca ouviu pois entrava nos intervalos nacionais dos noticiários da rede (à época “Primeira Hora” às 7h – em edição nacional só do satélite, com Anderson Afonso, Michel França, Silvania Alves e Márcio Rodrigo; São Paulo ouvia Eduardo Castro, Júlio César Arêdes, Walker Blaz e Lourival Pacheco -, “Jornal do Meio-Dia” às 12h – este retransmitido com São Paulo, com Eduardo Castro, Anderson Afonso, Júlio César Arêdes e Walker Blaz – e “Jornal das Seis” às 18h – este totalmente exclusivo da Rede Bandeirantes de Rádio, com Paulo Edson, Davi Aguiar e Márcio Rodrigo). Os repórteres na chamada são Carlos Rodrigues (então correspondente em Brasília) e Eduardo Affonso, além do locutor Márcio Rodrigo.
Chamada do “Serviço Total” na Bandeirantes aqui de Porto Alegre (versão local do mesmo microboletim de prestação de serviço que tinha aí em São Paulo); a partir deste período, por volta de 2002 ou 2003, Dimas Aguiar passou a fazer a maioria das vinhetas e algumas chamadas da Band/RS.
Chamada anunciando a parceria com a Rádio Inconfidência de Belo Horizonte (Nota do blogueiro: parceria essa que, pelo jeito, não seguiu adiante)
Chamada de estreia do “Na Geral”, em 2003, com a voz de Marcos Hummel (então no “Jornal da Band”) no final.
Chamada geral da emissora (da época do slogan “a rádio líder de audiência em jornalismo”, então convertido para “a rádio líder nas eleições 2002”)
Aviso na locução de Nelson Gomes para as emissoras da rede de que começaria o “Jornal das Seis” em cinco segundos (esse aviso não entrava na retransmissão da Band/RS, mas uma vez ela vazou este som e dei a sorte de gravá-lo – e foi a única vez em que cometeram este deslize)
Abertura do “Jogo Aberto”, o antigo pós-jogo extinto em 2005, quando estreado Milton Neves (e, consequentemente, seu “Terceiro Tempo”).
Saudações Rodney:
Tempos bons da rádio Bandeirantes,tenho e muita saudade do jornal do meio-dia com o vozeirão do Walker anuncionando o quinto sinal bem como o Eduardo Castro fazendo uma das melhores coberturas próximo ao Pentagono da sua janela transmitindo ao vivo o ataque ao império americano.
O mais duro golpe como ouvinte foi a saída do Haisem e chegada desse patético Datena,quando acaba o jornal gente mudo imediatamente de sintonia,o mais dolirido foi que mandei uma porção de email para ouvidoria e fiquei sem respostas quanto ao meu questionamento desse cara.
O primeira hora sem ancora esta totalmente sem graça,gostava e muito das sacadas do Haisem,por favor Bandeirantes extermine do seu quadro jornalistico esse camarada chato,deixe ele fazendo seu circo na tv.
Desculpe o desabafo,curto e muito seu trabalho de resgatar o fantastico universo radiofônico,histórias e acontecimentos que estaram guardados em nossos ouvidos.
Um grande abraço e conte com meu prestigio ao seu trabalho.
CurtirCurtir
Oi, Rodney
Me tornei fã da Rádio Bandeirantes em 2001, quando passou a retransmitir em rede aqui em São José dos Campos de seus jornais. Mas pricipalmente em 2005, ao ter praticamente a programação local praticamente como espelho da de São Paulo.
Dois registros: nas transmissões locais de futebol, o pós-jogo ainda é o “Jogo Aberto”, com essa mesma vinheta disponibilizada peelo Edu. Ao Emilio, se quiser matar as saudade de Haisem Abaki, convido-les para acompanhar o “Jornal Gente” da RB de São José dos Campos, das 8:30 às 10h de segunda a sexta, onde ele é apsentador ao lado de Cláudio Nicolini. O site é http://www.radiobandeirantes1120.com.br/ Além de apresentar, ele é o chefe de jornalismo das rádios do grupo Bandvale.
Até mais…
CurtirCurtir
Olá pessoal. Trabalho maravilhoso que você estão desenvolvendo. Parabéns.
Em nosso site compartilhamos algumas vinhetas grátis e dicas de rádio para radialistas e emissoras. Abraços.
Laiane
CurtirCurtir
Sou ouvinte da Bandeirantes desde criancinha, ainda PRH 9 na Rua Paula Souza, sou paulistano, mas resido em Presidente Prudente, a mais de 40 anos, a sua transmissora aqui só transmite após as 23 horas, momento em que vou dormiir, gostaria de residir mais próximo de São Paulo, para poder ouvi-la diretamente nos 840 khz, o qual ouço, bem á noite quando o tempo está bom. Saudades do tempo de Silvio Mazurca, Titulares do Rítmo e Vicente Leporace entre outros
Abraço
Walter de Oliveira
CurtirCurtir
vc tem a vinheta que diz Bom dia meu são paulo terra da garoa, bom dia sao paulo que desperta pra trabalhar
CurtirCurtir
Gostaria muito de encontrar o jingle que tocava todas as manhãs..
Bom dia Meu SÃO Paulo terra da garoa
São Paulo que estremece ao despertar.
CurtirCurtir
Gostaria muito de encontrar o jingle que tocava todas as manhãs..
Bom dia Meu SÃO Paulo terra da garoa
São Paulo que estremece ao despertar
CurtirCurtir
No início da programação matinal, quando entravam as músicas caipiras, tinha uma vinheta baseada em “Ferreirinha na Viola”. Cito de memória: “Olá minha terra, minha gente / Patrício da cidade e do sertão / Aceite um abraço do paulista / Da terra das treze lista / Que vos tem no coração / Olá meu Brasil, Brasil gigante / Esta é a Rádio Bandeirantes / Que vos manda saudação”. Quem tiver essa vinheta gravada e divulgá-la prestará um grande serviço às nossas lembranças.
CurtirCurtir
Gostaria muito de encontrar um jingle de
vinheta de radio , bom dia meu sao paulo terra da garoga , sao paulo que extremece ao despertar
Se alguém souber onde encontro . E puderem me ajudar avisando pelo email gabrielvld@hotmail.com ou pelo Facebook Gabriel Alexandre Monteiro
Desde já Muito obrigado a música é para o meu pai !!!!
CurtirCurtir
Reinaldo Costa de Moura, eu também tenho boas recordações desse tema de abertura, mas tudo o que consegui encontrar foi a música original…https://www.youtube.com/watch?v=onnFDLv_JcI
CurtirCurtir