Rádio Guaíba fora da Copa das Confederações? Será que fica fora da Copa do Mundo também?

Por Rodney Brocanelli

No último domingo ganhou grande destaque a manifestação de Luis Carlos Reche pelo Facebook a respeito da Rádio Guaíba, de Porto Alegre, estar fora da transmissão dos jogos da Copa das Confederações. Em seu texto, ele diz que a emissora foi impedida pela Rede Globo de comprar os direitos. Além disso, Reche informa que o jurídico da Record (atual dona da Rádio Guaíba) preferiu não entrar na Justiça para tentar resolver essa questão. A íntegra do texto pode ser lida no link abaixo, do Papo de Bola:

http://www.papodebola.com.br/papodemidia/coluna/20130616.htm

Embora ainda exista tempo hábil para um acerto, ainda não foi acertada a compra pela Guaíba dos direitos da Copa do Mundo. E fica a grande incógnita no ar: a Globo irá manter essa mesma postura? Em se confirmando isso, uma das mais tradicionais emissoras do país ficaria de fora da cobertura de uma Copa importante, uma vez que ela acontecerá em território brasileiro. A história da emissora porto-alegrense é muito rica, marcando presença em momentos históricos da competição. Segundo a Wikipédia, desde 1958 a Guaíba está presente em Copas. E se a emissora tem as condições de comprar os direitos da Copa no Brasil, seria uma tremenda injustiça que ela fique de fora por causa de picuinhas entre concorrentes.

No player abaixo, é possível ouvir a narração de Mendes Ribeiro para um gol de Zagallo na Copa de 1962.

Em 1994, Haroldo de Souza irradiou o gol de Bebeto, que grantiu a vitória do Brasil sobre os EUA, donos da casa.

guaibeiro

3 comentários em “Rádio Guaíba fora da Copa das Confederações? Será que fica fora da Copa do Mundo também?

  1. Como guaibeiro só me resta lamentar a atual situação da Rádio Guaíba causada pela Record e quanto a ela não ter comprado diretos de transmissão da Copa das Confedeações, se foi por impedimento da Globo (aqui deve-se ler RBS), seria realmente não uma injustiça, mas uma tremenda sem-vergonhice!

    Curtir

  2. Eu lamentaria se isso tivesse acontecido há certo tempo. Depois da troca de administração, a tradicional Guaíba perdeu muita qualidade, tanto técnica quanto de conteúdo. Hoje, é apenas um traço do grande veículo que já foi. As transmissões esportivas se tornaram um enorme ranço contra a RBS, num discurso de coitadismo e vitimismo. As jornadas que são feitas na Arena do Grêmio, por exemplo: um desavisado ouvinte pensaria que se trata de uma pocilga, e não de um dos melhores estádios do mundo, e que a equipe de profissionais da rádio são submetidos a tortura…

    Curtir

  3. É muito triste a situação em que foi colocada a tradicional Rádio Guaíba de Porto Alegre. Seus problemas surgiram à partir de 1986 quando foi comercializada pela Cia. Jornalistica Caldas Junior. Nunca trabalhei na Guaíba mas como seu ouvinte desde 1962 lamento que tudo isso esteja ocorrendo. E o pior é que a Record não parece estar muito preocupada com a situação atual. Em 2009 fui locutor esportivo da Record em São Paulo. Nos primeiros cinco meses da emissora ela saiu de um quinto para um terceiro lugar brigando juntinho da segunda brigando na audiência geral e no esporte. Mudou a presidência da emissora e quem assumiu queria transformá-la em rádio vitrolão. Manteve-se a programação com a dispensa de vários profissionais. Ao final do ano terceirizaram o futebol que acabou como toda a programação em Agosto de 2011. A Rádio Record de São Paulo com 200 quilowatts de potência, canal exclusivo internacional, três Ondas Curtas está hoje recolhida ao lado de duas outras emissoras do grupo no prédio administrativo da IURD em Santo Amaro. Sua programação é comandada por pastores e bispos ao microfone. Espero que isso não ocorra com a tradicional Rádio Guaíba. Não adianta só ser dono da Outorga concedida pelo governo, é necessário que se faça rádio. A briga Record/Globo está deixando a Guaíba fora da Copa das Confederações ou seria por falta de condições financeiras para comprar os direitos?

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.