Diretor explica ausência da 105 FM (SP) na Copa das Confederações

Por Rodney Brocanelli

Uma das emissoras mais bem colocadas no rangking de audiência do rádio esportivo em São Paulo, a 105FM não está transmitindo as partidas da Copa das Confederações em sua edição 2013. Em seu blog, o jornalista Anderson Cheni classifica a ausência da emissora como “estranha e ruim”. Procurado pelo  Radioamantes, o diretor artístico Luiz Calmon justificou a opção: devido à impossibilidade de veicular textos comerciais durante os jogos, também conhecidos como “textos foguete” em competições promovidas pela Fifa. Os patrocinadores da entidade tem a prioridade nessa exposição, não aqueles que já tem contratos com as emissoras.

Durante a entrevista, Calmon criticou a postura da Fifa: “As entidades esportivas não tem que ter patrocinadores, mas sim as emissoras de rádio e televisão. O mercado publicitário cabe às empresas de comunicação. A Fifa tem  que cuidar da área dela”, disse.

Essa exigência da Fifa  é percebida nas transmissões da Rede Globo: a emissora de televisão não está incluindo as chamadas de seus anunciantes tradicionais, que compram o pacote anual de veiculação, durante as partidas que são transmitidas.

Questionado se a 105 FM poderá comprar os direitos da Copa do Mundo, do ano que vem, Luiz Calmon deixou a questão no ar:  “Pode ser que sim, pode ser que não. Vamos consultar a Globo (Nota do Redator: responsável pelo sublicenciamento dos direitos de transmissão no Brasil) e verificar as condições”, afirmou.

A ausência da 105 FM da Copa das Confederações não preocupa Calmon. “Nós estamos satisfeitos com o produto futebol. Nossa audiência é absurda. Fazemos quase 20 jogos por mês, mais de 200 por ano. Não são 5 jogos que vão fazer diferença nesse caso”, falou.

105fm

4 comentários em “Diretor explica ausência da 105 FM (SP) na Copa das Confederações

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.