Por Marcos Lauro
Você sabe como faziam o efeito de eco ou reverb numa gravação antes dos efeitos digitais que existem hoje serem criados ou se tornarem mais acessíveis?
Quem me contou foi o Edgard, que, entre idas e vindas, tem seus 20 anos de Rádio Eldorado. A Eldorado, que completa 55 anos em 2013, também teve, em seus tempos áureos, um estúdio que recebeu gente do porte de Adoniran Barbosa, Alcione, Ray Conniff e Zizi Possi para gravações exclusivas. Aspas para o Edgar:
Quando a Eldorado era no centro de São Paulo, na Major Quedinho, existia uma sala separada do estúdio de gravação, toda azulejada. Quando alguém pedia eco ou um reverb, o som do microfone do estúdio saía numa caixinha de som que ficava nessa sala. No alto da mesma sala, um outro microfone. Então, este microfone captava aquele áudio depois que ele rebatia nas paredes azulejadas. O áudio voltava para mesa já com o resultado desses reflexos, que é o eco.
Engenhoso, não?
Até hoje existem vários estúdios com este eco “artesanal”.
CurtirCurtir
Caro Rodney
Já disse isto, no Facebook: nos anos 1970, em Sorocaba, fazíamos eco de um jeito semelhante. O que eu não imaginava é que a “tecnologia” fosse utilizada por emissoras do porte de uma Eldorado. rsrsrs
CurtirCurtir
Gostei do artigo, também me lembro de nos anos 80, quando tinha um rádio amador (PX) nós falávamos em uma sala grande , vazia. Isso também dava ECO (reverbe) E todos os amigos do rádio perguntava que camara de eco a jente tinha. E alguns dos amigos até me visitaram pra ver a camara de eco, pois nos anos 80 Éra novidade ter eco em PX , Quando viam que era apenas um cômodo grande vazio…. KKKKKK
CurtirCurtir