“Por que o rádio não tem imagem?”

Por Rodney Brocanelli

De vez em sempre costumo olhar a parte de estatísticas do blog. Bom para saber como e porque o internauta chega até aqui.  Examinando a aba “termos de motor de busca”, ou traduzindo, as palavras-chave que os internautas digitam nos mecanismos de busca, algo me chamou a atenção. Alguém digitou lá “por que o rádio não tem imagem?”.

Não sei dizer quem formulou essa pergunta, até certo ponto, ingênua. Também não vou arriscar a construir aqui o perfil de quem a fez. Pode ser jovem, meia idade, idoso, não tenho como saber. Espero que ela tenha encontrado a resposta em algum dos posts deste blog. Meu palpite é que esse internauta teve uma formação estritamente visual. Não o culpo. Nos últimos tempos, as pessoas valorizam muito mais a imagem do que a palavra ou mesmo o som, ambos isolados.

Se eu pudesse responder ao questionamento, usaria como exemplo a frase de um ex-repórter que hoje se transformou em narrador esportivo: Alex Muller. Ele sempre diz: “vou mexer com a sua imaginação”. O rádio é justamente isso: imaginação. Quem o escuta, pode perfeitamente criar uma imagem a partir daquilo que está sendo dito. As transmissões esportivas são um ótimo exemplo disso.

Certa vez, eu estava participando de uma transmissão de uma partida de vôlei no ginásio do Sesi, em Sâo Paulo, que não teve cobertura direta de televisão. Pelas redes sociais, chegou a mensagem de um internauta dizendo que nunca tinha escutando a irradiação de um jogo daquela modalidade pelo rádio e completava afirmando que estava gostando da experiência. Ganhei a noite. Esse ouvinte se deixou levar pela imaginação e, a partir da descrição que chegava até ele, criava as imagens em sua mente.

Acho que falta um pouco disso. Em um mundo estritamente visual, as pessoas não têm se deixado levar pelos outros sentidos, em especial pela audição. E olha que não é por falta de oportunidade. A oferta de rádios e de web rádios é grande. Com esse quadro, o  veículo, independente de plataforma, tem um grande desafio para daqui por diante:  convencer uma nova geração que está vindo aí de que criar imagens é tão ou mais prazeroso quanto simplesmente vê-las.

 

radiosemimagem

Um comentário em ““Por que o rádio não tem imagem?”

  1. Perfeita colocação para finalizar o artigo, Rodney. Principalmente porque, ao criarmos as imagens mentais podemos fazê-las do jeito que imaginamos. Que imagem real tem esse poder?

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.