Saída para o tubão: regionalizar transmissões

Por Rodney Brocanelli

Em entrevista ao jornalista Anderson Cheni, o apresentador Milton Neves decretou: “o tubo matou o rádio esportivo”. É verdade, mas há saídas. Nesta quarta-feira, a CBN Salvador transmitiu diretamente do Ecoestádio a partida entre o J. Malucelli e o Vitória, válida pela Copa do Brasil. A emissora fugiu do tubão contando com a narração de Jaques Santos, profissional de muito prestígio em Curitiba, narrando em emissoras como a Banda B. O repórter no estádio foi Andre Rudner. O comentarista ficou no estúdio mesmo, mas pelo menos ter um narrador e repórter já trouxe o que se chama de “plus a mais” para a transmissão. É bem verdade que existe muita vaidade, especialmente nas emissoras dos grandes centros, mas taí uma saída para o rádio esportivo brasileiro. Ouça o gol do Vitória narrador por Jaques Santos no player abaixo.

cbn

6 comentários em “Saída para o tubão: regionalizar transmissões

  1. Adicional: daqui a pouco, em Villa Nova x Bahia, a CBN Salvador também terá narrador regional, que é Rafael Leal (da WebRádio Galo e da WebRádio Guerreiro dos Gramados), junto com o repórter próprio da casa e enviado Bruno Queiroz. Mas acho que isso não funcionaria em muitos casos, especialmente naqueles de regionalismo mais forte.

    Curtir

  2. Confere, Rodney. A Rádio Pampa montou uma rede de emissoras parceiras na Copa do Mundo de 2006, que mesclava profissionais dela, da Central de Campinas e de outra rádio não lembro se do interior paranaense ou catarinense. Depois disso, como ficou com boa relação com a direção da Pampa, o Alberto voltou a narrar algumas vezes em partidas da dupla Gre-Nal no estado de SP no Campeonato Brasileiro. Ele chegou a relatar à época, inclusive, que foi por pouco que não se transferiu de Campinas aqui para Porto Alegre.

    Curtir

  3. Parabéns pela estratégia adotada. O Rafael Leal foi uma grata surpresa e apesar dos problemas técnicos do primeiro tempo, mandou bem demais quando finalmente conseguiu transmitir diretamente de Minas. Gostei do estilo dele e espero vê-lo narrando mais jogos do Baêa!

    Curtir

  4. Essa filosofia “quebra um galho” para evitar maiores custos. Mas, descaracteriza totalmente a emissora. Ninguém por melhor que seja transmitirá no mesmo estilo das originais. Bem o disse o grande Willy Gonser: “O Off-tube é a praga do rádio”. Assino embaixo,

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.