ESPN informa que direitos da Europa League não estão liberados para as web radios

Por Rodney Brocanelli

Nos últimos dias, a web rádio o Melhor do Futebol divulgou em suas redes sociais que a emissora iria transmitir os jogos da Europa League (ou Liga Europa), a segunda competição interclubes de importância no continente europeu, perdendo, é claro, para a Uefa Champions League. E mais: a MF, como é conhecida, teria a devida autorização da ESPN, atual detentora dos direitos do torneio no país.

A notícia foi repercutida por sites que cobrem a mídia esportiva:

http://www.esporteemidia.com/2015/09/web-radio-consegue-liberacao-para.html

O blog Radioamantes procurou a assessoria de imprensa dos canais ESPN para confirmar essa informação e procurar saber mais informações. Esse fato talvez pudesse ser um indício de que outras emissoras via web e até mesmo as de dial pudessem obter o mesmo tipo de autorização.

A resposta chegou: tal informação não procedia.

Procurado pelo Radioamantes, Nilson Santos, um dos responsáveis pela MF disse ter recebido um email (cuja cópia está com o autor deste post) de um importante nome dos canais ESPN  dando essa liberação. A troca de mensagens aconteceu em julho deste ano. O texto é bem claro: “Gostaríamos de pedir humildemente a autorização para transmitir a Liga Europa. Reforços (sic) que não temos nenhum interesse comercial apenas gostariam (sic) de adquirir experiência fazendo tais transmissões”.

O retorno foi afirmativo, conforme o print abaixo.

liberado

Com a informação dessa troca de emails, a assessoria de imprensa dos canais ESPN foi acionada. A troca de emails não tem validade, conforme resposta do departamento jurídico da emissora. Para fazer a narração em rádio, seria necessário um sublicenciamento, o que não aconteceu nesse caso.

Vale dizer que a web rádio Melhor do Futebol agiu de forma correta e foi buscar uma autorização para transmitir os jogos da Europa League. Pena que a resposta veio de alguém que não tinha poder para deliberar sobre o assunto.

espn

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.