Rádio Gaúcha comemora 90 anos junto ao público e olha para o futuro

Vídeos ao vivo no Facebook, fotos no Instagram, transmissões em streaming no digital e, é claro, programas ao vivo on air em seu bar temático acompanhados de perto pelos ouvintes. A comemoração dos 90 anos de história da Gaúcha muito revela sobre essa emissora que soube se renovar, acompanhando as transformações da sociedade, sem perder de vista a dimensão humana, um dos valores do fundador do Grupo RBS, Mauricio Sirotsky Sobrinho. Uma fórmula cujo sucesso se comprova nos números: há 22 meses, é líder absoluta na Grande Porto Alegre¹, posição geralmente ocupada por emissoras de música, além de alcançar mais de 16 milhões de pessoas por mês no Facebook. 

– A Gaúcha tem uma representatividade gigantesca pelo que ela economicamente representa, mas, especialmente, pela capacidade de buscar uma visão de futuro e servir de referência para tudo o que a gente faz em todos os outros veículos – reconheceu o presidente da RBS, Eduardo Sirotsky Melzer.

A programação de aniversário começou ainda na madrugada, no Esporte e Cia, com participação do acionista, Nelson Sirotsky, que desde muito jovem acompanha a Gaúcha, onde começou sua carreira na RBS, em 1971:

– É um dia histórico para todos nós que temos a nossa vida vinculada à Gaúcha. E eu falo não só da equipe que faz a emissora, mas dos nossos ouvintes que acompanham todos os dias a rádio, em qualquer parte do mundo.

Ao longo do dia, quatro programas – Timeline, Sala de Redação, Gaúcha Repórter e Hoje nos Esportes – saíram do estúdio e foram para o Gaúcha Sports Bar, onde desde cedo ouvintes e fãs da emissora já se acomodavam para acompanhá-los de perto. 

– Eu vim de Bom Retiro do Sul especialmente para assistir aos programas. Tenho 33 anos e escuto a rádio há, pelo menos, 15 – contou o professor de inglês Dorisvelton Rosa.

Dorisvelton não só assistiu, como entrou no ar ao ser entrevistado pela apresentadora e repórter Kelly Matos. Ele e tantos outros presentes que prestigiaram a data junto com os comunicadores.

– No meio de uma constelação de estrelas, a grande estrela é o nome da Gaúcha. Ela une as pessoas – definiu o gerente-executivo de Jornalismo da Gaúcha, Cyro Silveira Martins Filho. 

Nesta quinta-feira (9), haverá ainda um brinde na redação da rádio para celebrar uma trajetória que segue a todo vapor em 2017:

– No meio do ano, teremos um grande lançamento nas plataformas digitais. É a perfeita união da experiência de 90 anos com o espírito e o entusiasmo de 20 – adiantou a vice-presidente de Produto e Operações da RBS, Andiara Petterle. 

Gaúcha – Fundada em 8 de fevereiro de 1927, na frequência de 680 kHz, seus estúdios situavam-se no Grande Hotel, no Centro de Porto Alegre. Na década de 1940, foram transferidos para o Edifício União, no Centro de Porto Alegre. Em 1957, Mauricio Sirotsky Sobrinho associou-se à Rádio Gaúcha. Era o início da RBS. Relembre coberturas históricas da emissora pelo projeto “Arquivo Gaúcha – A Memória Viva do Rádio”, projeto multiplataforma lançado em 2015 e que recupera áudios do arquivo da rádio.

¹ Fonte: Kantar IBOPE Media | Easy Media 4 | Índice de Audiência # | POA e Grd. POA | Sexo Ambos | Gaúcha AM+FM | 05-05 | Todos os dias | Mar/15 a Dez/16 |

sala-de-redacao_credito_bruno-alencastro

Um comentário em “Rádio Gaúcha comemora 90 anos junto ao público e olha para o futuro

  1. Merecidas todas as homenagens a essa rádio que faz do esporte o seu carro chefe, mais outros segmentos são ótimos também nessa Empresa de Comunicação que tem vários jornalistas de boa qualidade e por sua história aí no RS e outros estados em que alcança, Meus Parabéns desse torcedor do SANTOS FC.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.