Por Marcos Lauro
O nome “podcast” surgiu em 2004, quando um jornalista da BBC juntou as palavras “broadcast” (relacionada à produção/transmissão de conteúdo) e “iPod”. A partir daquele momento, existiu algo além do rádio e da mídia física para que alguém pudesse ouvir conteúdo em áudio onde bem entendesse. Era, desse ponto de vista, uma nova forma de se fazer rádio – sem o poder do ao vivo, mas com a mesma mobilidade e intensidade.
No meu caso, comecei a fazer podcasts em 2007 – alguns listados aqui. Estava afastado há um tempo do formato, mas recebi um convite interessante: fazer um podcast para ser distribuído em plataformas de streaming.
A possibilidade já existe há mais de um ano e existem alguns poucos exemplos fora do Brasil – a maioria produzida pelas próprias plataformas, como Spotify, Deezer e Apple Music. Aqui no país, nem as plataformas se interessaram, excluindo um ou outra entrevista com bandas e artistas, sem periodicidade.
A partir do convite, desenvolvi o Boteco do Marcos Lauro, um projeto para falar sobre música num ambiente descontraído e de forma leve. O podcast (ou streamcast, como também é chamado) está na segunda edição e a novidade é poder ouvir no Spotify ou na Deezer. As duas plataformas aceitam contas gratuitas. Ou seja, assim como os servidores tradicionais de podcast, o acesso é livre.
A distribuição é da ONErpm. Clique na imagem abaixo, escolha a sua plataforma preferida e ouça. O tema do programa lançado nessa sexta (28/04) é música instrumental, com nomes que vão de João Donato a Dave Brubeck:
Para ouvir a edição de estreia, é só acessar o meu perfil na plataforma que você escolheu e ver as playlist públicas.

GOSTEI E VOU SEMPRE CURTIR, COMO É BONITA A MÚSICA ÁGUAS DE MARÇO INSTRUMENTAL, MUITO DA HORA. ESSA NOVA MODALIDADE DE ESCUTAR AS MÚSICAS INSTRUMENTAIS VAI SER LEGAL CURTIR E ESCUTAR, BOA ESSA MEDIDA BOTECO LAURO MARCOS PARABÉNS PELA INICIATIVA AQUI NA RADIOAMANTES EU AMO O RÁDIO.
CurtirCurtir