Por Rodney Brocanelli
Morreu no último dia 9 de novembro o padre vidente Francisco Silva. As causas não foram reveladas. O nome pode não parecer familiar para muitos, mas trata-se de uma figura que teve um histórico muito controvertido na radiodifusão de São Paulo. Ele comandou a Igreja Católica das Santas Missões. Para atrair fiéis, ele criou um programa de rádio chamado Clube da Esperança. A atração foi veiculada em diversas emissoras da grande São Paulo, como a Super Rádio e a Trianon. Silva também teve um horário na TV Gazeta, de São Paulo.
Não satisfeito apenas em alugar horário, Francisco Silva decidiu ter a sua própria emissora: a Planeta 90, que operava de forma clandestina na frequência dos 90,1Mhz, cujo sinal atingia boa parte da Grande São Paulo. Durante a programação, entre outras coisas, ele prometia ajuda para problemas como frieza sexual, por exemplo. Nos intervalos, eram tocadas músicas que frequentam as paradas de sucessos populares. Além disso, havia as dramatizações de casos cujos protagonistas eram pessoas com problemas espirituais.
Segundo a Folha de S. Paulo, a Planeta 90 foi fundada no ano de 1998 e teve sua transmissão interrompida pela fiscalização da Anatel em diversas ocasiões. Um dos registros de fechamento da Planeta 90 data de 4 de dezembro de 2002, em reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo. Em 2004, a Rádio Bandeirantes também falou sobre a rádio, em reportagem feita por Agostinho Texieira.
Nos últimos anos, talvez cansado de se ver às voltas com as autoridades, Francisco Silva decidiu alugar novamente horários em emissoras comerciais regulares. Com isso, ele saiu do radar da grande imprensa. Sua morte não foi noticiada por qualquer dos veículos que antes falavam dele e sua emissora. O Clube da Esperança vinha ocupando todo o período da madrugada na Rádio Imprensa FM, de São Paulo.
Veja abaixo um vídeo que mostra o padre vidente Francisco Silva em ação.
Ouça abaixo um trecho do programa de rádio.
Sem dúvida esse foi um dos maiores picaretas que eu já vi em minha vida.
CurtirCurtir
Ele faleceu após uma cirurgia no coração que não foi bem sucedida.
CurtirCurtir
Nao sabia que ele havia falecido. E como ficou a igreja?
Eu gostava de ouvir as histórias pelo rádio, era muito legal.
CurtirCurtir
Nome . Roseneide . triste sabe que pessoa tão.faceleceu . negaaa252@mail.com.rua tortuosa n 14.santo André.Sao Paulo
CurtirCurtir
BOA NOITE, EU COMECEI A MINHA TREZENA, PADRE FEITOZA E TEM UM OUTRO PDRE
CurtirCurtir
Deus o tenha na sua santa glória!!!….Ñ importa o que ele fazia ou fez…Era um ser humano…Vamos respeitá-lo……Amém.
CurtirCurtir
Eu sou Roberto de Carvalho, pra mim ele foi um líder espiritual que nunca vou esquecer, foi ali que liberei dos vícios alcoolismo e tabaco, sou muito grato pela orações que ele fez por mim, muito obrigado por tudo, Pe. Francisco Silva.
CurtirCurtir