Rádio esportivo tem novidades para a cobertura do Brasileirão 2019

Por Rodney Brocanelli

O campeonato brasileiro de 2019 vai começar neste próximo final de semana com muitas novidades no que diz respeito à cobertura de rádio. Algumas emissoras decidiram entrar firme na cobertura do futebol. Embora muitos desses projetos já tenham estreado nas rodadas decisivas das competições regionais, o certame nacional certamente servirá para que eles sejam consolidados aos poucos. O Radioamantes faz um “quem é quem” das novas equipes que vão transmitir futebol pelo rádio.

Energia 97 – Apesar ter um programa bem sucedido de futebol, o Estádio 97, os proprietários da frequência sempre foram refratários ao esporte E quem conta isso é o próprio Sombra, apresentador do programa (leia mais aqui). No final dos anos 1990, a emissora foi procurada por muita gente interessada em arrendar horário para a transmissão de jogos, mas as propostas eram recusadas. Éder Luiz, hoje na Transamérica, ouviu um não nessa época. Mesmo assim, a emissora decidiu investir em um debate esportivo diferenciado. Sobra conta que propôs a ideia durante um almoço: “Eu propus: ‘Por que nós mesmos não fazemos um programa sobre futebol, mas do ponto de vista do torcedor e de uma maneira mais descontraída? Afinal, quem melhor para falar dos próprios times se não o torcedor?’ E mesmo odiando futebol, o diretor da rádio acabou comprando a ideia”.  Zé Constantino, um dos fundadores da emissora, em entrevista recente, contou que que resolveu colocar o Estádio 97 no ar por se cansar de ouvir  Sombra e mais outros funcionários da época falarem de futebol durante esses almoços. 20 anos depois, para homenagear o carro chefe de sua programação, a emissora decidiu transmitir alguns jogos do campeonato paulista, com os integrantes do elenco fixo da atração. Nesse meio tempo, foi anunciado o projeto Energia em Campo. A ideia é fazer uma transmissão com profissionais da narração esportiva identificados com os grandes times de São Paulo. São eles: Zé Mistério (ex-Rádio Web Verdão e ex-Capital – Palmeiras), Fernando Camargo (ex-Premium Esportes e ex-Bradesco Esportes -São Paulo), Luis de Paula (também ex-Bradesco Esportes, ex-Nova Difusora e ex-Band Sports – Corinthians) e Cadu Santos (Santos). As jornadas contarão ainda com um repórter de campo: Marcello Lima (ex-Jovem Pan e ex-Capital) e terão a ancoragem de Sombra.

Band News (Rio de Janeiro) – A equipe da emissora será comandada por Edilson Silva, nome forte do futebol do Grupo Bandeirantes no Rio de Janeiro. Silva apresenta a versão local dos Donos da Bola e foi narrador local da hoje extinta Bradesco Esportes FM. A equipe contara com outros grandes nomes do rádio carioca como, por exemplo Cláudio Perrout (ex-Tupi e ex-Globo)  e Antonio Carlos Duarte (ex-CBN). Outros nomes são os de Evaldo José, Rodrigo Campos, Ronaldo Castro, Felipe Santos, Tiê Leal e Déborah Cruz. Muitos desses profissionais estavam na web rádio SRzd, pertencente ao jornalista Sidney Resende.  A emissora descontinuou sua equipe esportiva e seu próprio destino é incerto a partir de agora.

Rádio Imprensa (São Paulo)  – Emissora tradicional do FM hoje dedicada ao forró, a Imprensa abriu um espaço em sua programação para a transmissão de futebol. A equipe conta com profissionais egressos da Equipe Líder: Hélio Claudino (narrador), Maurício Capela (comentarista) e Joziel  Cândido (externa). O repórter é Marcelo Lima (ex-Rádio Difusora, de Pirassununga). Bruno Bortolo é o plantão esportivo. Claudino, hoje com 81 anos, segue esbanjando vitalidade em suas narrações.

Extra FM (Belo Horizonte) – A história da Extra FM é quase digna daquele livro Os Irmão Karamazov.  Anderson Cheni conta: ” (a emissora) entrou no ar em maio de 1987 como parte do grupo da Rádio Itatiaia. 20 anos depois, em 2007, houve a separação acionaria na Rede Itatiaia de Rádio e Extra ficou sob o comando apenas de Ester Carneiro Naves, Irmã de Emanuel Carneiro que passou a dirigir sozinho a Rádio Itatiaia. Agora a Extra tem a frente os irmãos Christiano Carneiro Naves e Marcos André Carneiro Naves, que são filhos da Ester”. Houve um acordo na família dando conta que durante 10 anos, a Extra não poderia se aventurar nas transmissões de futebol. Agora que esse prazo terminou, a emissora se sentiu à vontade para colocar seu projeto no ar para a cobertura dos principais jogos das equipes de Belo Horizonte. Alguns nomes já foram definidos: Washington Luiz, Youssef Bruck, Marcos Naves e Roger Luiz (leia mais aqui).

futebol

2 comentários em “Rádio esportivo tem novidades para a cobertura do Brasileirão 2019

  1. Meus parabéns Hélio Claudino e equipe, muito sucesso nesta nova empreitada no no rádio esportivo, mais um desafio na sua vida e uma carreira tão brilhante, muita sorte na sua nova casa.
    Abraço!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.