Rede entre Rádio Trânsito e Bandeirantes durante Copa América inquieta ouvintes

Por Rodney Brocanelli

Desde o começo da Copa América, competição que reúne as principais seleções do continente, os ouvintes da Rádio Trânsito foram surpreendidos com a retransmissão da programação da Rádio Bandeirantes em dois períodos: entre 06h e 10h e a partir das 17h, indo até o final da jornada esportiva.

Muitos ouvintes da Rádio Trânsito procuraram o blog Radioamantes para questionar essa medida. Alegam que o período de retransmissão ocupa  justamente o período de maior trafego de veículos na Grande São Paulo: o começo da manhã e o final de tarde.

A emissora é conhecida justamente por procurar informar à sua audiência as melhores formas de fugir dos congestionamentos.  Seu público tem grande participação nesse processo.

Existe uma outra inquietação: a de que essa retransmissão seja um ensaio para uma mudança mais radical mais adiante, com a implantação definitiva da programação da Rádio Bandeirantes nos 92,1Mhz.

Procurada pelo Radioamantes, a assessoria de imprensa do Grupo Bandeirantes informou que essa estratégia de colocar em rede as duas emissoras será adotada durante apenas a Copa América.

ATUALIZAÇÃO (18:30 – 21/06) – Nesta sexta, a Rádio Trânsito seguiu com sua programação normal após às 17h. Houve a promessa de que a rede com a Bandeirantes para a cobertura da Copa América começaria a partir das 19h30. Não se sabe como será nos próximos dias de competição. Ouça registro abaixo.

radio trânsito bandeirantes

5 comentários em “Rede entre Rádio Trânsito e Bandeirantes durante Copa América inquieta ouvintes

  1. Uma estratégia bem discutível, que pune os ouvintes (que ficam sem as informações de trânsito durante o rush) e não sei que vantagens traz para o grupo Bandeirantes “apenas durante a Copa América”. Sem dizer que a mudança foi mal comunicada.

    Curtir

  2. rodney moro na saude zona sul aqui esta impossivel ouvir 90.9 estou no am de volta alguma coisa aconteceu

    Curtir

  3. Estão preparando o terreno p quando desativarem a Band am, pois na fm90.9, a transmissão não fica sediada em sp, e seu sinal não chega bem em todos os locais de SP, enquanto q a fm92.1 “pega” muito bem em toda sp! Nós ouvintes da rádio trânsito vamos ficar sem opção!!!!e o seu jony Saad está pouco se lixando p nós,o importante é dar horário para os puxasacos do Bozo e do Dória!

    Curtir

  4. Uma das chaves para tentar entender essa bagunça é o transmissor FM da Bandeirantes, que desde o final da noite de domingo estava fora do ar (a emissora parece ter voltado desde ontem mas a sintonia está bem sofrível). Como emergência, passaram a transmitir a programação da RB na Rádio Trânsito nas duas faixas citadas na matéria.

    Mas no último final de semana, quando o transmissor FM ainda estava “normal” (entre aspas porquê na terça da semana passada a frequência FM já tinha ficado fora do ar por várias horas à tarde e usaram os 92,1 para transmitir a programação), a Rádio Trânsito também esteve retransmitindo a programação da RB, não só para falar de Copa América (na sexta-feira passada a programação inteira da tarde da RB passou em 92,1; no domingo, pasmem, a RT sumiu, pois o “Domingo Esportivo Bandeirantes” foi exibido pela emissora desde o início (o programa começa às 9h30)). E o grande pecado disso tudo: o Grupo Bandeirantes não deu explicação satisfatória a respeito disso tudo, principalmente para os ouvintes da Rádio Trânsito, os maiores prejudicados nesta história (a equipe da RT levou dois dias para anunciar nas redes sociais que a emissora estava em rede com a RB para a transmissão de jogos da Copa América, porém não explicou o porquê de programas do jornalismo também estarem sendo transmitidos pela RT). Para um grupo que lida justamente com comunicação, esse episódio todo é uma falta gravíssima.

    Sobre a Rádio Trânsito: faz um bom tempo que os ouvintes não estão gostando da programação, principalmente às tardes e nos finais de semana, com muita música e pouca informação sobre trânsito. A parceria com a Caçula de Pneus não se revelou vantajosa para os dois grupos, tanto que nem renovada foi (o Grupo Bandeirantes não recuperou os espaços fechados logo após a demissão de boa parte da equipe na esteira do fim da parceria com a SulAmérica, em 2016), porém ainda tinha mais espaço para o trânsito do que hoje, um ano depois do fim do contrato.

    Enfim: divagações minhas. Sabemos que o grupo inteiro anda em crise mas o rádio sempre foi um pilar fundamental para que as coisas não desabem de vez pelo Morumbi (tal como a Rádio Record AM foi quem salvou a TV Record da falência nos anos 1970 graças à audiência dos irmãos Bettio e de outros comunicadores, que traziam faturamento suficiente para as coisas não terem desandado pelos lados da Avenida Miruna).

    Curtir

  5. Vale vvale apena lembrar durante o jogo brasil e Venezuela o narrador José Silverio citou 92,1 rádio bandi 92, 1

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.