Morre Milton Ferretti Jung

Por Rodney Brocanelli

Morreu neste domingo (28) o narrador esportivo e locutor noticiarista Milton Ferretti Jung. Ele estava internado no hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e foi vítima de uma insuficiência respiratória. Sua saúde estava debilitada havia alguns anos devido ao Mal de Alzheimer. Seu corpo será cremado no Crematório Metropolitano, nesta segunda, às 11h.  Milton deixa viúva e três filhos, entre eles Milton Jung, âncora da CBN, e netos. Ele tinha 83 anos.

Milton Ferretti Jung começou sua carreira em 1954, na Rádio Canoas . Em 1958, iniciava seu longevo casamento profissional com a Rádio Guaíba. Em 1964, ele passou a apresentar o Correspondente Guaíba (o nome do programa mudava conforme o patrocinador).

Paralelamente a essa atividade, Milton foi narrador esportivo da emissora, trabalhando em três Copas do Mundo: 1974, 1978 e 1986. Sua voz também foi ouvida em partidas de futebol na TV Guaíba (hoje Record). Deixou a narração esportiva por um período  de dez anos, voltando em 1998, mas apenas transmitindo os jogos do Grêmio, time do qual era torcedor (paixão essa, que aliás, foi passada de pai para filho mais ilustre). Tinha um bordão que o distinguia dos colegas na hora do grande momento do futebol: o grito seguido “gol, gol, gol”.

No século XXI, seguiu com suas atividades na emissora, lendo os principais noticiários, fazendo um comentário esportivo durante a programação e participando dos programas de debates. Em 2007, passou por um momento difícil quando teve um AVC durante a apresentação de uma das edições do Correspondente. Apesar da gravidade da situação, chegou até a dirigir seu automóvel para casa. Não ficou com sequelas, retornando às suas atividades aproximadamente dois meses depois. Em dezembro de 2012, narrou os primeiros minutos do  Grenal, uma vez que estava prevista que aquela partida seria a última da história do clássico no estádio Olímpico. Nesse período, escreveu artigos para o blog de seu filho, Milton Jung, pendurado no site da CBN. Deixou a Guaíba em 2014.

Ouça abaixo o anúncio da morte de Milton Ferretti Jung na Rádio Guaíba.

Ouça abaixo uma entrevista de Milton Ferretti Jung ao programa Arremate Final, apresentado pelo André York, na Rádio Banda B (Curitiba).

Abaixo, Milton Ferretti Jung e Milton Jung (na época Milton Junior) juntos em uma transmissão de um jogo do Grêmio pela Guaíba (Grêmio 7 x 0 Novo Hamburgo, em 1986.

Apesar de torcer para o tricolor, Milton Ferretti Jung também transmitia jogos do Internacional com a mesma empolgação. Ouçam abaixo gols da partida Internacional 2 x 0 Vitória, válida pelo campeonato brasileiro de 1978.

Um gol narrado por Milton no Grenal do campeonato brasileiro de 1985.

Abaixo, vemos Milton Ferretti Jung em ação apresentando o Correspondente Aplub.

milton-ferreti

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.