Por Rodney Brocanelli
O cantor Fabio, responsável por uma série de vinhetas mais marcantes do rádio brasileiro, ainda espera por um acerto financeiro com a Rádio Globo. “Mas eu gostaria de fazer um acordo, até porque daqui a pouco “vou embora” desse planeta e não vejo essa grana”, disse ele em entrevista ao portal Eurio (clique aqui para ler) para divulgar um show para comemorar os 50 anos de uma de suas canções de maior sucesso: “Stella”.
Assim que a música se tornou popular, Fabio foi convidado pelo diretor Mario Luiz para uma troca: o cantor gravaria vinhetas para a emissora em troca da execução de “Stella” na programação. O motivo? A música estava estourada na Rádio Tamoio, e ninguém da Globo queria dar o braço a torcer para veicular algo que estava em alta rotação em uma concorrente.
Fabio topou e gravou a vinheta dizendo Rádio Globo com o efeito sonoro que marcou “Stella”. De quebra, ele vez outras vinhetas com os nomes dos grandes clubes de futebol nacionais, que foram usadas durante anos na programação (ouça abaixo um exemplo). O cantor não cobrou nada por isso.
Na entrevista ao Eurio, Fabio contou o motivo pelo qual mudou de ideia e passou buscar seus direitos: “Uma vez eu encontrei o Waldir Amaral no Clube Caiçara. Ele já tinha tomado uns uísques e soltou um ‘Graças à você, estou milionário”. Eu fiquei pensativo com isso, pois não estava muito legal de grana. Ou seja, ajudei diversas pessoas da Rádio Globo a ganharem dinheiro. O justo é eu ser recompensado por isso”, afirmou.
Em 2009, ele procurou a emissora que fez uma proposta financeira: R$ 150 mil. “Eu fui para a Bahia e disse que pensaria a respeito. Minha advogada me deixou à vontade para decidir, mas nem dei continuidade. Pouco tempo depois. a direção trocou. Liguei pra lá e me ofereceram um valor menor, R$ 25 mil”, disse.
Mesmo acionando a emissora na Justiça, Fabio não deixa de demonstrar um grande carinho por ela: “Eu amo a história da Rádio Globo, mas espero que reconheçam o que eu fiz por ela. Você vê que mudaram a vinheta diversas vezes, mas não colou. Aliás, olha como a emissora está”. Segundo o cantor, o processo atualmente está no STF.
Ouça Stella:
