Por Rodney Brocanelli
As rádios que transmitem futebol em Porto Alegre não precisaram fazer malabarismos usando frequências e outras emissoras para transmitir a super quarta de futebol que reuniu os times locais na semifinal da Copa do Brasil, envolvendo Grêmio e Internacional. Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro dispensou a transmissão obrigatória da Voz do Brasil em todas as emissoras do Rio Grande do Sul. Não foi necessária nem mesmo a veiculação do programa oficial em horário alternativo.
O texto do decreto publicado em edição extraordinária do Diário Oficial diz: “Durante as partidas da Copa do Brasil 2019, disputadas no dia 4 de setembro de 2019, as emissoras de radiodifusão sonora em funcionamento no Estado do Rio Grande do Sul ficam dispensadas da obrigatoriedade de retransmitir o programa oficial de informações dos Poderes da República, nos termos do disposto na alínea “e” docaputdo art. 38 da Lei nº 4.117, de 27 de agosto de 1962 – Código Brasileiro de Telecomunicações”.
Durante a jornada esportiva da Rádio Guaíba, Nando Gross, gerente geral da emissora, fez um agradecimento público pela liberação. “Há mais de 20 anos isso não acontecer (ter) uma liberação total. Não é apresentar em outro horário. Hoje o Rio Grande do Sul foi liberado da Voz do Brasil pra poder transmitir esse momento que é histórico. Houve sensibilidade com o rádio e com aqueles que amam ouvir futebol pelo rádio”. Ouça abaixo.
