Por Rodney Brocanelli
No domingo retrasado (15), a Rádio Guaíba teve um convidado muito especial dentro do programa Bate Pronto.: Claudio Brito, um dos grandes nomes do rádio rio-grandense, com longa atuação nos veículos do Grupo RBS. O comando foi de Carlos Guimarães e a atração contou ainda com a participação do jornalista Haroldo Santos.
Guimarães definiu esse encontro como uma entrevista, em que Brito pode falar sobre vários aspectos de sua carreira, como inclusive sua passagem pela produção do programa do animador Chacrinha, que em fins da década de 1960 ainda não era em rede, tendo edições diferentes pela TV Globo do Rio e TV Globo de São Paulo. Pena só que não foi abordada a passagem de Brito pelo Notícias Populares, extinto jornal popular/popularesco que era conhecido pelo slogan informal “se espremer, sai sangue”.
Além disso, outros temas entraram entraram nesse bate papo agradável: passado e presente do rádio, novos formatos, como o do podcast, um espaço para discussões metafísicas, tendo como base a maçonaria e histórias do futebol, em especial envolvendo o Grêmio, que no dia da veiculação do programa estava comemorando 116 anos de fundação.
O convite a Brito gerou até uma expectativa de que ele fosse convidado para trabalhar na Guaíba. Vários ouvintes manifestaram essa expectativa durante o programa. No entanto, no início da semana passada, o jornalista acertou com o Grupo Sinos, de São Leopoldo. Lá ele irá participar de programas da Rádio ABC e irá escrever para os jornais impressos do grupo (saiba mais aqui).