Alunos do interior de Santa Catarina vencem o Prêmio CBN de Jornalismo Universitário

O trio de alunos da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) Milena Flor, Bianca Selhorsh e Vinicius Pacheco foi o vencedor da 11ª edição do Prêmio CBN de Jornalismo Universitário, que contou com 96 grupos participantes. Criado em 2009, o prêmio aproxima os profissionais do futuro ao mundo do áudio – ágil e interativo – e pauta discussão de diversos temas da atualidade. Nesta edição, abordou “O papel do jornalismo no combate à violência contra a mulher” e contou com júri técnico formado por dois professores de Jornalismo e dois jornalistas da CBN.  

Os estudantes apresentaram o aspecto do campo, a partir de dados locais, e mostraram como a violência contra a mulher nas áreas rurais é mais perigosa na reportagem intitulada “O Sinal de Alerta”. Além do prêmio, eles ganham um troféu e uma viagem para São Paulo. Na cidade, vão conhecer a redação da CBN e ter atividades educativas e culturais.  

Vinicius Pacheco, de 20 anos, é chefe do setor de padaria de um mercado em Garopaba (SC), cidade de 23 mil habitantes onde ele nasceu e mora até hoje. Trabalha no mercado desde os 16 anos e espera concluir a faculdade para conseguir entrar de vez na carreira de jornalista. O estudante nunca saiu do estado de Santa Catarina e ficou surpreso com a notícia de que teria que andar de avião pela primeira vez na vida.  

“Ficou naquele entusiasmo todo do anúncio do prêmio, daí a Milena me avisou: a gente vai pra São Paulo e é de avião. Eu morro de medo de altura, mas acho que vai ser bom. Estou muito feliz, penso em entrar realmente na área de comunicação e esse prêmio principalmente é um incentivo”, diz.  

A reportagem de Vinicius, Bianca (21) e Milena falou sobre a violência contra a mulher no campo, já que são poucos os casos no ambiente Rural que chegam à grande mídia. Milena usou números da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina.  

“E aí eu também vi dados que em Santa Cataria já tinha 31 casos de feminicídios até julho. E 56% deles vinham de cidades com menos de 100 mil habitantes. Então, o papel do jornalismo, não sei se estava faltando, a informação não estava chegando nessas mulheres. É claro que muitas vezes elas não têm delegacia por perto, o vizinho mora longe, não tem como recorrer. Mas o jornalismo precisava chegar nessas pessoas e daí foi aí que nós decidimos abordar essa questão”, conta a estudante.  

Com viagem já marcada para 28 a 30 de outubro, os três vão participar de um bate-papo com âncoras da CBN e terão também uma programação cultural em São Paulo, com os custos pagos pela CBN. Cada um vai ganhar também um celular, que deve servir como ferramenta para os estudantes continuarem o projeto de jornalismo comunitário que desenvolvem na faculdade e na região, um certificado e troféu.  

Para a professora Lúcia Maria Marcellino de Santa Cruz, da ESPM, a escolha do assunto foi decisiva para os jurados. “Acho que isso chama bastante atenção nessa matéria. A violência no campo é um tema que se fala muito pouco. A mulher muitas vezes não tem realmente pra onde ir, muito diferente da mulher que está num centro urbano”, afirma.  

Junto com ela, estiveram no júri os jornalistas Thiago Barbosa e Lucas Soares, da CBN, e a professora Filomena Salemme, da Faculdade Cásper Líbero.  

“O prêmio é um incentivo para os alunos colocarem a mão na massa e, mais que isso, para os alunos já começarem a exercitar. E um prêmio da CBN no portfólio também abre muitas portas. Eu, como professora de radiojornalismo e profissional do mercado, acredito que o prêmio é uma alavanca muito grande pra carreira do estudante de jornalismo”, diz.  

Também receberam menções honrosas e terão um certificado da CBN as alunas Larissa de Andrade Ferreira, da PUC de Minas, e Gabriele Alvares, da UFMG, e a dupla Gabriella Bonfim Gouvêa e Heloisa Yousseff, da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo.

CBN logo

Um comentário em “Alunos do interior de Santa Catarina vencem o Prêmio CBN de Jornalismo Universitário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.