A Rádio Senado conquistou o Prêmio Estácio de Jornalismo 2019 na categoria Rádio Nacional com a reportagem especial “O diploma distante”. A reportagem em cinco capítulos conta a história de cidadãos, principalmente do interior do Nordeste, que concluíram os seus cursos de graduação, mas na hora de pegar o certificado de conclusão do curso, descobriram que a instituição de ensino responsável não poderia emitir o diploma.
Esse fato vem sendo objeto de ações em ministérios públicos estaduais pelo país, já foi alvo de uma CPI em Pernambuco e foi debatido em 2019 pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado. A reportagem especial “O diploma distante” é uma produção da Rádio Senado, com reportagem de Rodrigo Resende e trabalhos técnicos de André Menezes.
É a segunda vez que a Rádio Senado conquista o Prêmio Estácio de Jornalismo na categoria “Rádio Nacional”. A emissora ganhou o prêmio em 2017 com a reportagem “Na defesa – uma discussão sobre pós-graduação”, que trata da saúde mental dos estudantes de especialização, mestrado e doutorado no país.
Todo o conteúdo produzido pela Rádio Senado é veiculado em FM em Brasília e em outras 13 capitais do país. As reportagens também são disponibilizadas gratuitamente para mais de 2 mil emissoras brasileiras através da Radioagência Senado (www.senado.leg.br/radiogencia).
A reportagem “O diploma distante” pode ser ouvida no link:
https://www12.senado.leg.br/radio/1/reportagem-especial/o-diploma-distante ou no seu aplicativo de podcasts favorito.