Por Rodney Brocanelli
O Radioamantes teve acesso aos dados de mais uma pesquisa de audiência do rádio AM da Grande São Paulo. Os números se referem ao período compreendido entre os meses de outubro e dezembro de 2019. O levantamento une o que é ouvido pelo aparelho de rádio e na internet também.
Pelo menos quatro emissoras estão com números acima dos 10 mil ouvintes por minuto. A Rádio Capital segue como a líder geral nesse ranking, com aproximadamente 40 mil ouvintes por minuto. Vale destacar que 2019 foi um ano bastante tumultuado para a emissora, com alterações em cargos de direção e ter seu nome envolvido em possíveis negociações para a troca de dono.
Na segunda colocação, vem a Rádio Jovem Pan, com cerca de 20 mil ouvintes por minutos. Mesmo apesar de colocar parte de sua programação jornalística e de duas transmissões esportivas no FM, esse resultado se deve a boa qualidade da recepção em AM. Uma das poucas que se deixa ouvir nos receptores, sem se irritar.
Em seguida, surge uma surpreendente Rádio Record na terceira colocação, com seus pouco mais de 10 mil ouvintes por minuto. Talvez pouca gente saiba, mas a emissora segue com programação popular nos 1000Khz. Um de seus principais destaques é o Manhã Record, apresentado por Léo Miranda. Se houvesse uma divulgação maior, a emissora talvez pudesse ser uma forte concorrente para a Capital.
Quem também está com seus pouco mais de 10 mil ouvintes por minuto, mas separada por detalhes da Record aparece a Rádio Terra na quarta colocação. A emissora do conglomerado pertencente ao sr. Paulo Abreu é eminentemente sertaneja.
Na quinta colocação, temos a Rádio 9 de Julho, de orientação religiosa (embora com alguns programas laicos), com pouco mais de 9 mil ouvintes por minuto.
O que não deixa de ser surpresa nesse levantamento é a sexta colocação, ocupada pela Rádio Bandeirantes, com pouco mais de 7 mil ouvintes por minuto. Ao contrário da Jovem Pan, a emissora do Morumbi não tem priorizado a qualidade do seu parque técnico em AM, o que gerou muitas reclamações dos tradicionais ouvintes da faixa. Sabe-se que a faixa caminha para a quase extinção, mas não precisava avacalhar tanto.
Depois, temos um bloco de emissoras que aparecem com aproximadamente 6 mil ouvintes por minuto, separadas por pouca diferença. A Rádio Metropolitana, de Mogi das Cruzes, está na sétima colocação. Depois, na oitava colocação, aparece a religiosa Rádio Imaculada, de São Bernardo/Mauá. Em seguida, temos a Rede Boa Nova, de Guarulhos, na nona colocação, com sua programação religiosa a partir das bases da doutrina espírita.
A popular Super Rádio ocupa a décima colocação, com pouco mais de 5 mil ouvintes por minuto. A Rádio Cultura, da Fundação Padre Anchieta, com sua programação voltada à MPB está na décima primeira colocação, com aproximadamente 4 mil e 800 ouvintes por minutos. Outra emissora que poderia divulgar melhor sua programação.
Ainda na casa dos 4 mil ouvintes por minuto, a Rádio Morada do Sol vem na décima segunda colocação. Também com 4 mil ouvintes por minuto, na décima terceira posição está a Rádio ABC, que nos últimos tempos investiu em programação popular, com comunicadores. Ambas as emissoras também estão separadas por pouca diferença.
De Osasco, a Rádio Nova Difusora, está na décima quarta colocação, com aproximadamente 3 mil e 700 ouvintes por minuto. A Rádio Mundial é a décima quinta e temos aqui outro caso em que a diferença entre as emissoras é ínfima.
Na décima sexta posição vem a Nossa Rádio, com pouco mais de 3 mil e 500 ouvintes por minuto. A Rádio América é a décima sétima colocada com seus aproximadamente 2 mil e 700 ouvintes por minuto. Esse panorama poderá mudar com a recente troca de frequência da emissora. A Rádio São Paulo é a décima oitava colocação, com cerca de 2 mil e 200 ouvintes.
Fechando a lista, está a Rádio Trianon, na décima nona colocação, com quase 1 mil e 900 ouvintes por minuto.
Nota-se a ausência da Rádio Globo entre as 19 emissoras listadas nesse ranking recebido pelo Radioamantes.
UE e rádio Globo am
CurtirCurtir
Não apareceu na listagem.
CurtirCurtir
A sintonia da Bandeirantes FM também é péssima, lamentavelmente.
CurtirCurtir
Em 2017, o ibope indicava 2 rádios AM com mais de 100 mil ouvintes cada (Globo e Capital). O debate do Paulo Lopes chegava a quase 200 mil ouvintes no horário de pico. Nota-se que em pouco tempo houve uma debandada dos ouvintes, cansados do desrespeito das emissoras (investimento técnico e humano zero, mudanças repentinas de programação sem aviso prévio, etc). A faixa só está morrendo aqui, nos EUA segue bem viva.
CurtirCurtir
Se a Rádio Record investisse em locutores conhecidos e em uma alta divulgação seria uma pedra no sapato pra Rádio Capital
CurtirCurtir
Radio comunicação de sempre!!
CurtirCurtir
Lembro dos bons tempos do AM, rádio Excelsior e Difusora davam as cartas, na Tupi havia Barros de Alencar e a América tocava músicas o dia todo, a maioria das canções eram internacionais e não havia esse funk apelativo, até o rádio mudou, na minha opinião, pra pior
CurtirCurtir
O que me surpreende é a posição da BAND, quando sabemos que sempre foi a principal rádio de SP nos bons tempos dela,agora a difusão AM é de fato precário aqui aonde moro na zona norte é difícil sintonizar ela se houver qualquer barulho já se tem interferência pra ouvi-lo, até o movimento do elevador no prédio interfere no som dela, agora uma crítica depois que ficou tendenciosa em encobrir certas coisas aqui em SP perdeu audiência, sem falar que alguns jornalistas dela tem tendência politica a qual não aprovo, mas não digo que não a ouça mesmo assim, só daquele que começo com o Pulo do Gato e vou até +90 até as 11,30 hs, depois vem o programa de esporte que tem o santista como eu o Zaidan, mas a Band pra mim é a melhor, mesmo assim com essas ressalvas, pior que ela é a JP do Tutinha.
CurtirCurtir