Por Rodney Brocanelli
Morreu na última terça (22), o jornalista, radialista e produtor musical Miguel Vacarro Netto. A informação é do site Terceiro Tempo, de Milton Neves. No entanto detalhes importantes como causa da morte e velório não foram divulgados. Ele tinha 87 anos.
Miguel trabalhou em diversas emissoras de radio paulistanas, entre as quais Panamericana (hoje Jovem Pan), América, Bandeirantes, Tupi e Gazeta. Destacou-se pela criação do programa Não Diga Não, veiculado em certa época pela Bandeirantes. O game show (hoje a gente chama assim, mas na época – anos 60 – se dizia “jogo” mesmo) tinha uma fórmula simples: o ouvinte que conversava no ar com ele não poderia dizer as palavras “não” e “né”. Quem conseguisse passar ileso pela sabatina de perguntas ganhava prêmios.
Outro aspecto de sua carreira foi a divulgação de artistas tanto da MPB como da Jovem Guarda, nos anos 1960. Em entrevistas, Miguel diz que foi o primeiro (senão um dos primeiros) em seu programa na Rádio América que abriu espaço a um jovem talento da época, descoberto em um evento estudantil: Chico Buarque. Na ocasião, ele cantou ao vivo Pedro Pedreiro e A Banda.
Miguel ainda fundou um um selo independente chamado Young, que atuou entre os anos de 1959 e 1962, em que artistas brasileiros gravaram sucessos do ié-ié-ié não em versões para o português, mas na língua original (saiba mais aqui).
Veja abaixo um depoimento de Miguel Vaccaro Netto.
Miguel Vaccaro Netto outra Lenda do nosso verdadeiro rádio que nos deixa, uma dó tudo isso, mas a caminhada da nossa vida é isso, mesmo não querendo irmos chega a hora e não temos escolha, meus sentimentos aos seus familiares.
CurtirCurtir
Lamentável a partida do nosso querido radialista Miguel Vaccaro Netto, o conheci pessoalmente por volta do ano 1972 na rádio Tupi no Sumaré, na qual ele tinha um programa: não diga não nem né e o teste era de 2 minutos e quem passasse no teste ganhava um prêmio, era dificílimo passar nesse teste porque o Miguel era muito criativo nas perguntas, teve um irmão meu que passou no teste e ganhou um colchão de casal.
CurtirCurtir