Por Rodney Brocanelli
Morreu na manhã desta terça (15) Orlando Duarte. Ele estava internado em um hospital de São Paulo havia três semanas devido ao Covid-19, popularmente conhecido como Coronavírus. Informações sobre velório e enterro não foram divulgadas até a publicação deste post. Tinha 88 anos.
Orlando começou sua carreira na imprensa escrita, no jornal O Tempo. Em televisão, ele foi diretor de esportes da TV Cultura, além de ser comentarista no SBT, Globo e na Bandeirantes.. Em rádio, foi comentarista das rádios Jovem Pan e Bandeirantes e apresentador da Trianon. Nesta emissora, ele comandou o jornalístico “É de Manhã” e participou do “É Hora de Esporte, ao lado de Lucas Neto e Claudio Zaidan. Escreveu diversos livros sobre esportes em geral.
Nos últimos tempos, Orlando esteve afastado das atividades profissionais devido ao Mal de Alzheimer. Depois do diagnóstico, o jornalista ficou sob os cuidados de Conceição Duarte, sua esposa. Foi ela quem revelou sobre a doença nas no perfil do marido no Facebook. Desde então, fazia atualizações frequentes, informando sobre seu estado geral.
Ouça abaixo Orlando Duarte em ação, na Rádio Jovem Pan, durante a cobertura dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. Ele fez a cobertura da cerimônia de entrega da medalha de ouro ao brasileiro Joaquim Cruz, que venceu a prova dos 1500m.