Por Rodney Brocanelli
Pertencente ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Rádio Roquette Pinto (94,1Mhz) está passando por mudanças em sua administração. Cristiane Almeida, que vinha dirigindo a emissora desde 2019, foi exonerada de seu cargo na semana que passou. Em seu lugar, assumiu o também jornalista Thiago Gomide. Essas alterações foram publicadas no Diário Oficial do RJ.
Na prática, essa troca significou mudanças na programação da emissora. Segundo o site Audiência Carioca (veja aqui), alguns programas, como o De Carona, apresentado por Raphael de França, saíram do ar, e as atrações que foram suspensas devido à pandemia do Covid-19 não voltarão ao ar.
Um dos principais méritos da gestão de Cristiane foi dinamizar a Roquette Pinto, com a presença de comunicadores que eram um ar mais arejado à emissora. Ainda conforme o já citado Audiência Carioca, a intenção de Thiago é seguir nessa linha, mas com outra equipe.
Outra medida relacionada à Roquete Pintto é que ela deixe de ser um “patinho feio da gestão pública” e se transforme em um “núcleo de difusão de notícias positivas do Governo e do Rio, alimentando rádios do interior e até de outros estados”, conforme nota publicada pelo jornalista Claudio Magnavita no Correio da Manhã (leia aqui). A intenção, segundo Magnativa, não é ser chapa branca. Entretanto, isso aí é algo que apenas vai se confirmar com o tempo e a execução do projeto.