Por Rodney Brocanelli
Uma das mais tradicionais emissoras de AM da Grande São Paulo, a Rádio Capital vai migrar para a faixa do FM estendido. A novidade foi revelada na manhã desta sexta (23) dentro do Show Capital, comandado por Paulinho Boa Pessoa (veja abaixo). O programa entrevistou Vinicius Oliveira Caram, superintendente de outorgas do Ministério das Comunicações, que confirmou a informação e até anunciou a nova frequência da Capital: 77,5Mhz.
A programação da emissora deverá ser ouvida nela a partir do dia 5 de maio. Essa data não foi escolhida ao acaso. É comorado o Dia Nacional das Telecomunicações.
A faixa estendida vai de 76 MHz até 87 MHz. Com o processo de migração, as rádios AMs utilizarão esse espectro apenas em localidades onde o FM “convencional” (88.1 MHz a 107.9 MHZ) está sem espaços, casos de regiões como a Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, entre outras, conforme informações da Abert.
O grande desafio a partir de agora será popularizar a nova frequência entre o público já cativo da Rádio Capital, que está nas classes C, D e E, maior de 40 anos e do sexo feminino (veja mais aqui). Uma grande estratégia de marketing deverá ser pensada para isso a longo prazo. A transmissão nas duas frequências (AM e FM estendido) será permitida por até cinco anos.

2 comentários em “É oficial: Rádio Capital vai migrar para a faixa do FM estendido”