Morre Januário de Oliveira

Por Rodney Brocanellli

Taí o que não queríamos. Morreu nesta segunda (31) o narrador esportivo Januário de Oliveira. Conforme informaçoes do site GE, ele estava internado em um hospital particular de Natal (RN) quando sofreu uma parada cardíaca. Até o momento não foram divulgadas informações sobre velório e enterro. Ele tinha 81 anos.

Nascido em Alegrete (RS), Januário começou no rádio em seu estado natal. Passou pela Rádio Cultura, de Bagé e pela Rádio Farroupilha, de Porto Alegre. No Rio de Janeiro, ainda no veículo, trabalhou na Rádio Mauá e na Rádio Nacional irradiando jogos de futebol. Nos anos 1980 migrou para a televisão e foi narrador da antiga TVE, hoje TV Brasil. Na década de 1990 teve sucesso e reconhecimento após se transferir para a TV Bandeirantes, emissora na qual ficou responsável por transmitir as partidas dos times cariocas.

Mesmo não tendo o mesmo nível de exposição de outros nomes da narração esportiva, Januário de Oliveira foi um nome influente. Ele ficou conhecido do grande público por seus bordões marcantes e por apelidar jogadores. Alguns deles marcaram até hoje: Super Ézio, Túlio Maravilha e Charles Anjo 45, Valdeir The Flash e Sávio, o Anjo Loiro. Ou então quem nunca, de brincadeira, usou no dia-a-dia “Tá lá um corpo estendido no chão”, “Cruel, muito cruel” ou “Sinistro, mas muito sinistro”?

Ouça abaixo Januário de Oliveira narrando pela Rádio Nacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.