Daniel Scola publica texto sobre tratamento de saúde

Veja comunicado divulgado pelo Grupo RBS

Nesta segunda-feira (31), o comunicador da Gaúcha Daniel Scola publicou um texto autoral em Zero Hora, GZH e Pioneiro a respeito do seu tratamento de saúde. O jornalista detalhou como tem sido a caminhada até aqui, desde o dia 21 de julho de 2021, quando passou por cirurgia para a retirada de um tumor no cerebelo.

Desde então, Andressa Xavier, comanda interinamente o Atualidade – programa da rádio que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 8h10 às 10h –, ao lado de Rosane de Oliveira e Giane Guerra.

O Grupo RBS deseja ao Scola rápida e efetiva recuperação e que ele retome as atividades tão logo seja possível.

Confira o texto na íntegra:

Os motivos que me levaram ao afastamento

Há algum tempo, venho pensando em escrever este texto para contar o que tem acontecido comigo nos últimos meses. Ouvintes da Rádio Gaúcha e leitores de GZH e Zero Hora têm perguntado por que me afastei de minhas atividades.

Em julho de 2021 descobri um câncer no cerebelo. Ainda naquele mês, precisei passar por uma operação de retirada deste tumor. O procedimento acabou mexendo com meu equilíbrio, o que é normal. Fiz a cirurgia, passei por trinta sessões de radioterapia e agora estou no terceiro ciclo de quimioterapia.

Antes, porém, convém eu contar como como tudo começou. Em junho, eu vinha tratando uma vertigem, mais precisamente uma VPPB, vertigem posicional, que deveria ser corrigida com manobras no meu cérebro. Deveria, mas eu não melhorava de jeito nenhum. Em resumo: não havia como eu ficar em pé sem me apoiar.

O otorrino que me trata, Dr. Otávio Piltcher, pediu uma ressonância da cabeça, para tirar todas as dúvidas. Na ressonância, apareceu o tumor, bem no meio do cerebelo, órgão que fica logo abaixo do cérebro. O Dr. Otávio ligou no mesmo dia para dar a notícia ruim, alertado pelos médicos que fizeram o laudo. Ao telefone, enquanto conversávamos, uma sensação de frio corria pela minha espinha. Era uma vertigem e, agora, um câncer? Sim! Pode acontecer com qualquer um.

Vinte dias depois, eu estava na mesa de cirurgia do médico Arthur Pereira Filho, um cirurgião de mão cheia, que comandou uma operação elogiada até por especialistas de fora do país. Além dele, me atendem exemplarmente os médicos André Fay, Daniella Barletta, Luiz Antonio Nasi e Marcio Doernte – o homem que não dorme.

Na entrada do Centro de Oncologia Lydia Wong Ling, no Hospital Moinhos de Vento, tem um cartaz que diz assim: “Não se combate o câncer sozinho”. É a maior verdade sobre essa luta. Então, agradeço demais a minha empresa, a RBS, que sempre esteve ao meu lado. Quem nunca desgruda do meu pé é minha esposa, Gabriella, que me leva em todas as visitas ao hospital. Trabalho com profissionais e a eles sou muito grato. Encontrei vários pelo caminho.

Desejo que 2022 seja o ano da saúde, que eu possa andar de bicicleta com minhas filhas, dirigir para levá-las à escola, digitar este texto mais rapidamente. E Deus sabe lá mais o quê.

Um comentário em “Daniel Scola publica texto sobre tratamento de saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.