Morre Altieris Barbiero

Por Rodney Brocanelli

Morreu na madrugada deste sábado (30) o comunicador Altieris Barbiero. A causa da morte não foi divulgada oficialmente, mas sabe-se que nos últimos anos ele enfrentava problemas cardíacos. Em 2020, passou por uma cirurgia e estava afastado do rádio. A última emissora em que trabalhou foi a Super Rádio, no ano de 2019. Tinha 77 anos

A cerimônia fúnebre acontece ainda neste sábado, no Cerimonial Pacaembu, entre 14h e 16h. O endereço é Av. Pacaembu 1254, em São Paulo.

Nascido na cidade de Mandaguari (PR), Altieris foi criado na cidade em Tupã (SP). Começou sua carreira em rádio com 15 anos de idade, em Uberlândia (MG). Em São Paulo, conseguiu destaque ao apresentar o programa “A Volta do Sucesso”, que foi ao ar pela primeira vez no dia 2  de outubro de 1972, pela Rádio Record e seguiu em outras emissoras, como Globo, Mulher, São Paulo, América e 9 de Julho e a já citada Super Rádio. Ganhou o apelido de Príncipe do Rádio em certa época.

Altieris ocupou um cargo de gestão na Rádio América, emissora de orientação católica. Nessa época, ele foi o responsável pelo lançamento do Padre Marcelo Rossi na grande mídia.

Ainda na Record, Altieris teve uma breve passagem pela televisão como jurado do programa do Chacrinha. A relação dos dois teve muitas idas e voltas, devido ao temperamento do Velho Guerreiro e depois por uma briga envolvendo uma banda de rock nos bastidores da emissora, que infelizmente terminou na morte de um câmera men. Quando Chacrinha deixou a Record e foi para a Bandeirantes, esse conjunto foi uma das atrações. Altieris ficou muito insatisfeito com isso.

Mesmo com o afastamento de Altieris, o programa A Volta do Sucesso segue no ar, agora apresentado por Adriano Barbiero, um de seus filhos, na Rádio Nova Morada (SP), todos os sábados entre 09h e 12h. A atração tem veiculado trechos de entrevistas antigas conduzidas pelo pai com cantores e artistas. O outro filho, Altieris Junior, também é radialista e foi repórter esportivo de algumas emissoras de rádio da Grande São Paulo e do litoral. Paulinho Oliveira, atualmente locutor da 105 FM, é sobrinho de Altieris pai.

Detalhes de sua carreira foram registrados no livro Eterno Príncipe do Rádio, escrito por Altieris Junior e Dany Antonucci, e lançado em 2020.

Uma curiosidade: Altieris Barbiero fez grande sucesso na década de 1980 com a música Amar é Viver, de 1981, uma canção declamada que foi muito executada em diversas rádios do Brasil.

Ouça abaixo um trecho da estréia de Altieris Barbiero na Super Rádio.

Ouça também, Amar é Viver, canção declamada por Altieris.

Veja uma entrevista de pai para filho. Adriano Barbiero entrevista o pai.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.