Por Rodney Brocanelli
Estamos chegando às vésperas dos 100 anos do rádio do Brasil, mas infelizmente a data serve para mostrar que não existe um consenso sobre o assunto por aqui. Explicando: a comemoração oficial está marcada para o próximo dia 7 de setembro, pois em 1922, por ocasião do centenário da Independência, ocorreu aquela que seria a primeira transmissão de rádio no Brasil.
Naquela ocasião, o discurso do então presidente Epitácio Pessoa foi transmitido pelas ondas do rádio a partir de um transmissor de 500 watts instalado no alto do Corcovado (RJ). A voz de Pessoa foi captada em receptores espalhados pela cidade do Rio e de municípios vizinhos como Niteroi e Petrópolis. Há quem diga que esse sinal chegou até a cidade de São Paulo.
Entretanto, nos últimos anos, ganhou corpo a tese de que a primeira transmissão de fato de rádio no Brasil teria acontecido muito antes, em 1910 em Recife. Um telegrafista e um grupo de estudantes uniram-se e montaram um equipamento amador e com ele passaram a fazer suas transmissões. A rádio até ganhou um nome: Rádio Clube de Pernambuco.
Infelizmente, a comunidade acadêmica ainda não chegou a um acordo sobre isso. Veja alguns exemplos de quem defende a primazia de Recife aqui, aqui e aqui. Porém existe uma outra corrente que despreza essa questão e segue firme com a data de 1922. É o caso de uma pesquisadora da USP, que participou do programa Canal Livre, da TV Bandeirantes há algumas semanas (veja aqui). Ela até falou de passagem sobre “experiências radiofônicas” feitas antes (citando Recife), sem entrar em detalhes.
Espera-se que se chegue a um consenso a respeito desse assunto. Este radioamante agradece.

parabéns pelos esclarecimentos
CurtirCurtir
Não sei se viu mas o Ministerio das Comunicações abriu consulta publica para propositura do Projeto de Lei que institui o Dia Nacional do Rádio. Aqui o link: https://www.gov.br/participamaisbrasil/consulta-publica-dia-nacional-do-radio
CurtirCurtir