Para comemorar o centenário da primeira transmissão de rádio no Brasil, celebrada em 7 de setembro de 2022, a Rádio Nacional resgata a emoção das radionovelas e presenteia, na data, os ouvintes com uma obra original da emissora pública preservada em seu valioso acervo: “A Corrida do Ouro”.
A produção de radiodramaturgia entra no ar às 21h. Além de curtir os episódios na programação de segunda a sexta, a audiência tem a oportunidade de escutar a história em formato de podcast nas plataformas digitais. O clássico fica disponível no Spotify, no YouTube e no site da Rádio Nacional.
Com 72 capítulos e apresentada originalmente em 1985, a trama acompanha uma história de amor marcada pela disputa por uma possível herança milionária. Romance, mentiras, ambição e assassinato são alguns dos elementos presentes no enredo.
A ficção escrita por Rodrigues Aguiar tem cerca de 20 minutos por episódio. Narrada por Aurélio de Andrade, a radionovela “A Corrida do Ouro” revela os conflitos pela herança que o moribundo Osmar (Nilton Narros) deve deixar para a filha Lídia (Maralize), situação que divide a família.
Criada em colégio interno, a ingênua jovem será uma presa fácil para homens inescrupulosos que se aproximam com o objetivo de conquistá-la para dar um golpe do baú. Personagens fortes lidam com os desafios de suas trajetórias em uma obra que o amor pode surgir mesmo diante de tanta confusão.
Valorização de conteúdos históricos
Recuperada da mídia original no formato das fitas de áudio em rolo, a obra “A Corrida do Ouro” integra o patrimônio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) que faz a gestão da Rádio Nacional. O raro e exclusivo conteúdo preservado foi digitalizado pelos profissionais do corpo técnico da empresa.
A iniciativa reconhece a importância do veículo na semana em que se completam os cem anos da primeira transmissão de rádio no país. Para valorizar a data histórica e reverenciar a era de ouro do rádio, a Nacional leva ao ar todo o encanto das radionovelas conservadas em seu precioso acervo.
Em dezembro de 2021, a emissora reformulou a programação e lançou uma faixa voltada às radionovelas com a reestreia do clássico “A Vidente e o Vigarista” (1980), em horário nobre, às 21h. A obra de Amaral Gurgel está disponível nas plataformas digitais da Rádio Nacional. Ouça aqui.
Desde agosto, outra produção do mesmo autor abre uma nova sessão dedicada à radiodramaturgia. A histórica trama “Poronga, Terçado e Coragem” (1979) está no ar de segunda a sexta, às 18h, pela Nacional. Além da programação, o conteúdo ainda pode ser conferido nas redes da emissora. Ouça aqui.
Serviço
Radionovela “A Corrida do Ouro”, na Rádio Nacional
Transmissão: segunda a sexta, às 21h
Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br/radionacional
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Twitter: https://twitter.com/radionacionalbr
WhatsApp – (61) 99674-1536
Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazonas: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz
