Feliz FM retorna à Grande São Paulo e toma o lugar da Play FM

Por Rodney Brocanelli

O final de 2022 nos apresenta uma grande reviravolta no dial da Grande São Paulo. A Feliz FM, fora do ar nesta região desde 2019 está preparando seu retorno triunfal. E será em uma frequência por um grande grupo de comunicação. A partir do dia 1º de janeiro, a emissora ligada à Comunidade Cristã Paz e Vida passa a operar em 92,1Mhz. Essa frequência hoje veicula a programação da Play FM, projeto voltado ao segmento adulto controlado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação. As informações foram divulgadas nesta quarta (14) pelo Tudo Rádio.

Não deixa de ser uma movimentação interessante. A Feliz FM por muitos anos entrou no ar via 92,9Mhz, faixa que por muitos anos foi propriedade do mesmo grupo que edita o jornal O Estado de S. Paulo. Em 2019, ela foi vendida ao empresário Carlos Massa, o Ratinho, que colocou no ar a sua Massa FM.

Na ocasião, em uma tentativa de se manter no ar, o pastor Juanribe Pagliarin fez um apelo solicitando contribuições em dinheiro. “Precisamos que 50 mil ouvintes se levantem e depositem cada um R$ 1000,00 para calarmos a boca do inimigo que está querendo calar a Feliz FM”, disse.

Aliás, a manifestação de Juanribe deu o que falar na época. Ele disse (e o áudio está aí para quem quiser ouvir) que sua rádio daria lugar à Linguiça FM. O grande problema é que essa rádio nunca chegou a existir. Ela era parte de uma campanha publicitária de uma empresa de comunicação (clique abaixo para ler).

Dois anos depois, e uma pandemia no meio, muita coisa mudou. Quem pedia dinheiro antes, hoje consegue desalojar um grande player da comunicação brasileira.

A frequência dos 92,1Mhz pertence à Rede Metropolitana e a sede de sua concessão é em Mogi das Cruzes. Várias projetos já foram ao ar por ela: a Líder FM, da própria Metropolitana, a Emoção FM, da Record/IURD. A parceira com o Grupo Bandeirantes se iniciou com o lançamento da Rádio SulAmérica Trânsito, em 2007. Em 2020, após a explosão dos aplicativos de rotas, o projeto de uma emissora de prestação de serviços no trânsito foi descontinuado. No mesmo ano, surgiu a Play FM.

O blog Radioamantes procurou a assessoria de imprensa do Grupo Bandeirantes no final da manhã desta quarta para falar sobre o futuro da Play FM. Até o momento da publicação deste post, por volta das 18h20, não houve qualquer resposta. Caso ocorra alguma manifestação, ela será devidamente registrada.

20 comentários em “Feliz FM retorna à Grande São Paulo e toma o lugar da Play FM

  1. Desculpe : A história do prefixo 92,1 ficou famosa e histórica com o nome e marca “92 FM ” com lançamentos de várias duplas sertanejas da época. Vários e famosos comunicadores e programas . . Tinha mais Ibope que a Tupi FM e era 100% sertaneja.Esse registro é importante é necessário

    Curtir

  2. Parece que aqui em SP a Play FM estará disponível somen6pelo app da Band.

    Curtir

  3. Nada contra radio Gospel, mas a gente demora pra se identificar com uma rádio, depois sai assim de uma hora pra outra, tá de sacanagem…Aplicativo ok mas e no carro? Fica inviável…

    Curtir

  4. Curti demais a play, no computador no carro no Cel, mas temos dois aparelhos de som um plovox pro 5000, e outro reviver thecnos, ambos bem antigos mas funcionando em perfeito estado, onde uso todos os dias, fora um Fusca com um toca fitas tkr cara preta, a partir de janeiro 23, não vou mais conseguir ouvir a play nestes aparelhos, muito chato isso.

    Curtir

  5. Curto demais a play, no computador no carro no Cel, mas tenho dois aparelhos de som um polivox pro 5000, e outro reviver thecnos, ambos bem antigos mas funcionando em perfeito estado, onde uso todos os dias, fora um Fusca com um toca fitas tkr cara preta, a partir de janeiro 23, não vou mais conseguir ouvir a play nestes aparelhos, muito chato isso.

    Curtir

  6. Uma pena a emissora deixar o rádio, pois ouço diariamente no carro, e por aplicativo fica inviável.

    Assim como Iguatemi Prime, Mitisubish FM, Pool FM e 97 FM (rádio rock), já deixa saudades.

    Curtir

  7. Realmente, uma pena. Uma programação suave, saudosista, onde ficavamos sintonizados por quase todo o dia. Perde espaço para o que parece, para o dinheiro. Espero que uma rádio assuma tal estilo de programação. Já que por aplicativo não será conveniente para a minha realidade.

    Curtir

  8. Eu acho um absurdo isso, ouço a play 24 horas é minha companhia diária 😭😭😭😭

    Curtir

  9. A play FM é a melhor estação de rádio que houve até hoje, fico sintonizada o tempo todo nesta rádio. E agora?🥺 não é justo isso!

    Curtir

  10. Os ouvintes de uma emissora com esse perfil estão acostumados a ouvir rádio no aparelho designado para essa função. Triste ver esse projeto ser descontinuado no dial de São Paulo.

    Curtir

  11. Eu ouço o tempo todo que estou no carro trabalhando de motorista de app, aqui no triângulo mineiro, meu medo é que ela acabe. Pois a cabeça de rede, só vá existir por app.

    Curtir

  12. Essa máfia é maior do que se vê…..basta surgir uma rádio que começa roubar a audiência…..que derrubam sem explicação…..fico pensando como o grupo bandeirantes deixou isso acontecer…..que pena

    Curtir

  13. Perder uma rádio de grande audiência em São Paulo para para a corrupção do dinheiro… é revoltante e lamentável, mas vamos torcer que está situação se reverta e a rádio possa voltar com força total.

    Curtir

  14. Nesse momento as 4:16 tocando Jessé, aonde iremos ouvir uma canção assim nessas rádios de hoje em dia??… Play FM a melhor , infelizmente irá perder bastante audiência….. máfia do caramba, apenas por dinheiro…

    Curtir

  15. Pura sacanagem isso,nada contra o gospel mas parece estar aproveitando a imensa audiência para tentar arrebatar ouvintes,nada haver isso i os locutores nem tiveram tempo de se despedir dos ouvintes ácidos péssima atitude da direção que não teve o mínimo de gratidão humanismo humildade com seus ouvintes,vou fazer a maior campanha contra está nova.

    Curtir

  16. Esse e o preche que esses lixos do grupo bandeirantes fax com o outros primeiros esses bandidos vicia os ouvintes .quando ganha a confiança do ouvintes.esses criminosos muda a programação.tira do ar.sem dar a mínima explicação. Essa quadrilha eles procura as rádios fm só para feixar.eles fizeram isso com a pool fm com a nativa com a rádio cidade 96.9sp com a metropolitana de Mogi ,92.1 gente sai fora dessa droga.chamado grupo bandeirantes .eles são uns lixo

    Curtir

  17. Ola,bom dia escuto a radio play fm no serviço! E uma pena gostei de mais agora estou ouvindo outra rdio e lamentavel,espero que volte? Aguardo

    Curtir

  18. Fiquei surpresa com a substituição…que pena…a Play FM era o máximo!!! Essa FELIZ FM é HORRÍVEL!!!!nada contra música Gospel…mas é uma rádio que NÃO tem condições de ouvir…dá até dor de cabeça…espero que ela saia do ar tão rápido quanto a PLAY…e só p/deixar registrado: MEU MUNDO SEMPRE SERÁ PLAY!!!!

    Curtir

  19. muita gente choramingando e reclamando, já faz anos que não uso rádio normal no carro te bluetooth qualquer rádio tem bluetooth, até pra carros antigos tem aquele aparelho que manda sinal do bluetooth do celular para FM e pode ouvir nas peças de museu.

    Do mesmo seguimento musical existem várias outras emissoras na vdd em sp é o dial mais completo com rádio pra todo gosto musical, de forró, funk, programação espírita.

    Oque me deixa impressionado e ver quanta gente acha, lindo, bonitinho, normal o grupo bandeirantes praticamente ser dono do dial FM paulista com suas manobras, porque tantas concessões na mesma região pra um único grupo empresarial ? Todos precisam ter voz, e todo projeto precisa ser rentável, infelizmente falta uma rádio gospel musical em sp, rádio pra ficar gente falando já encheu a paciência, porém ainda sim todos tem direito a falar ainda mais quando se trata de religião inclusive outras religiões deveriam ter voz no rádio.

    O dial paulista tem rádios de todos os estilos basta mudar de rádio ou deixar de ser tio patinhas e usar os dados móveis, algo que já faço a uns 6 anos quando cansei da baixa qualidade sonora do rádio, interferências ou chegar em regiões de sombra.
    Tenho minhas 5 rádios de inclusive de outros estados e países, quando vc olha pro dial vc está se prendendo e se limitando ao que está lá, o FM é um sistema fracassado, e quem for besta de gastar recursos nesse sistema cheio de problemas então que o faça.

    Vocês todos estão se limitando quantas boas ótimas rádios tem por aí e vc preso a uma rádio que continuará no ar, inclusive acompanhei a saída da feliz FM que era a rádio do seguimento gospel líder em audiência quantas pessoas ficaram sem?

    Atrás da internet uma emissora pode chegar a ouvintes que ela jamais poderia chegar, acredito que o investimento em conteúdo é válido em produção e publicidade do conteúdo produzido é válido agora jogar dinheiro fora com transmissores, antenas e concessões, burrice.

    O grupo Record, assim como outras igrejas perderam e jogaram no lixo de se consolidar na audiência, falta uma emissora que fale pra todo público evangélico, pois várias delas falam apenas pra bolha só falam de suas igrejas e querem tocar as músicas de seus cantores ( um grande erro) algo que acontece tbm na tv aberta.
    Oque acabam enchendo o dial de emissoras com péssima programação operada por pessoas sem mínima capacidade de falar num microfone.
    Rede aleluia teria potêncial ser uma grande emissora do gospel porém as chatas programações da IURD sem abrir espaço para outros grupos e músicas afasta público erro praticamente de todas as emissoras evangélicas.

    Uma coisa e fazer um programa com conteúdo e falar da sua igreja , outra coisa e falar 24 horas sem conteúdo nenhum, não tem entrevistas, não tem utilidade pública, não tem notícias úteis, as emissoras pecam nessa parte, o 📻 é pra.ouvir.musica não falação.

    Nenhuma emissora busca sua indentidade apenas vender o peixe da igreja o tempo todo.

    Porque a IURD nao faz uma Record do FM uma rádio comercial do seguimento gospel, algo inclusive que poucas delas tem anunciantes a única mantenedora é a igreja grande prejuízo para os fiéis, todo e todo projeto deve ser rentável, caso contrário não deve existir.
    Ou pelo.menos atender alguma demanda de mercado, audiência ou educacional.

    Se num dial como sp tem uma choradeira imagine em cidades do Brasil onde as pessoas tem acesso a no máximo 5 emissoras.
    Tem cidade que pega apenas uma ou duas rádios na região nordeste por exemplo só se pode ouvir forró até nas rádios de notícias. Lá audiência que curte um flashback, um rock, um sertanejo simples não voz nem escolha.

    Outro absurdo é emissoras com concessão em outras cidades e torres dentro de sp, toda e qualquer concessão deveria estar limitada a geração de sinal aos limites do município onde foi dada, vida boa né ganhar concessões lá campinas e montar torre na paulista, concessão de são.vicente, santa Isabel, muito errado e desonesto

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.