Por Rodney Brocanelli
Em uma participação para lá de especial no webprograma De Carona com o Gamba, veiculado no canal de Filipe Gamba no YouTube, o narrador Pedro Ernesto Denardin, falou (e não foi pouco) sobre o seu relacionamento profissional com o hoje aposentado comentarista Ruy Carlos Ostermann na Rádio Gaúcha.
Tudo começou em uma parte da entrevista em que Gamba perguntou a Pedro Ernesto quem ele levaria na Tia Carmen. Trata-se de uma das casas noturnas de entretenimento adulto mais populares de Porto Alegre. O jornalista listou uma série de personalidades tanto da imprensa e como do futebol e uma delas foi o professor Ruy.
O narrador não levaria o seu ex-colega de jornadas esportivas para o estabelecimento. Pedro disse que não levaria, com a seguinte justificativa: “é intelectual”. Gamba quis saber mais: “como é que foi a tua relação com o professor?”
“Péssima”, foi a resposta do locutor. Mas não ficou apenas nisso. “Brigamos dez vezes”, afirmou, embora não se saiba se isso se trata de um recurso estilístico linguístico ou o número exato de desentendimentos.
Pedro contou algumas breves histórias para ilustrar, uma delas acontecidas na final do campeonato brasileiro de 1996, envolvendo Grêmio x Portuguesa, com a conquista tricolor. Na época, o repórter Farid Germano Filho, por sugestão do narrador armou uma agitação junto aos torcedores com Paulo Sant’anna. O comentarista do Sala de Redação, então participando da jornada, puxou um grito de guerra que mexeu com a galera tricolor.
Segundo o narrador, isso teria gerado uma crise de ciúmes em Ruy que: “olha este palhaço aí”. Isso iniciou um ríspido diálogo entre os dois. “Ó professor, um artista popular, né?”, respondeu Pedro. “Sim e tu também é um artista popular, replicou o comentarista. “Sou e tenho muito prazer”, foi a resposta.
“O clima era mais ou menos esse. A gente já começava a transmissão um odiando o outro”, complementou Pedro.
Outro relato do locutor foi referente a escala de cobertura na Copa do Mundo de 1978, disputada na Argentina. Conforme o relato, Pedro estava na lista de profissionais que iriam viajar, mas Ruy o substituiu por Luis Carlos Prates. No entanto, Prates foi para a Rádio Guaíba e a vaga ficou aberta. “Ele tentou três ou quatro coisas, não conseguiu e o último que ele levou fui eu. Fui para a Copa de 78 por um milagre. Mas começou assim a nossa relação, imagine como eu gostava dele. Que amor. Um beijo, professor”, afirmou.
E mais um dos desentendimentos relatados foi em Copa do Mundo, desta vez a de 2010, na África do Sul. E tudo começou com as críticas de Pedro ao então árbitro brasileiro Carlos Eugênio Simon: “o Simon fazia um monte de cagada quando era juíz, ele foi três vezes à Copa do Mundo porque ele transa bem (N. do R.: atenção quinta série, o termo aqui não tem aquele sentindo que vocês conhecem), agita bem com os chefes e tal”.
Durante um jantar com a participação de diretores do Grupo RBS, o narrador estava fazendo críticas ao árbitro quando Ruy fez um corte bravo: “para de falar do Carlos Simon”. Pedro respondeu também no mesmo tom e complementou: “se precisar, vou dar em ti”.
“Depois passa”, afirmou Pedro.
Ruy Carlos Ostermann hoje está aposentado. É esperado o lançamento de sua biografia, escrita por Carlos Guimarães, comentarista da Rádio Guaíba.
O webprograma
Funciona assim: ele é dividido em duas partes. Na primeira, Filipe Gamba pega seu convidado, o coloca em um carro e faz um passeio pelas ruas de Porto Alegre. Nesse meio tempo, o jornalista conudz (ops!) uma breve entrevista. Um formato ágil.
Em seguida, todos chegam a um lugar que seja significativo na história do entrevistado. No caso de Pedro Ernesto, ele foi levado à casa da Tia Carmen. A própria dona do local participou do programa e ambos bateram um papo. O estabelecimento chegou a ser patrocinador de um dos programas de Pedro na Gaúcha, o Show dos Esportes
Quem quiser conhecer mais desta personagem que agita as noites de Porto Alegre, pode assistir a uma entrevista que ela concedeu ao podcast Dus 2 (clique aqui).
E não deixe de assistir ao episódio completo com Pedro Ernesto Denardin clicando no player abaixo (tire as crianças da sala, especialmente na parte da Mulher Lagarto).

Nossa, que fulano desagradável, vulgar,nós de fato NUNCA damos atenção a qualquer dos veículos da rbs,mas sei ele é um péssimo narrador, e ousa pensar que é cantor…E os comentaristas são todos fiéis aos patrões tricolores.TODOS, inclusive o tiozinho que se declara ” COLORADO”… letra grande
CurtirCurtir