Indiretamente e pela metade, Haroldo de Souza realiza sonho de narrar no rádio de São Paulo

Por Rodney Brocanelli

Em diversas entrevistas, o narrador esportivo Haroldo de Souza, com uma carreira consolidada em emissoras do Paraná, Belo Horizonte e Porto Alegre, sempre falou de seu sonho em narrar no rádio esportivo de São Paulo. E não é que esse dia chegou, ainda que indiretamente e pela metade?

Explicando: desde a primeira quinzena de agosto, a Rádio Grenal está com sua programação sendo veiculada pelos 84,3Mhz do FM estendido na Grande São Paulo. Até há não muito tempo, essa frequência veiculava a programação da Rádio Nova Morada FM.

Pertencente ao Sistema Roberto Montoro de Comunição, a Nova Morada é uma emissora migrante. Antes, ela ocupava a frequência dos 1260Khz. Em 1975, passou a abrigar a Rádio Mulher voltada ao público feminino. Na década de 1990, a faixa foi arrendada pela igreja Deus é Amor. Em janeiro de 2021, o projeto comercial da emissora foi retomado, com programas variados.

Nesta fase, sob o comando de Thiago Matheus, a grade contou com programas de comunicadores como Kaká Siqueira, Adriano Barbeiro, Carlos Galdino, Silvia Vinhas, Rubens Pali entre outros. O nome de Eli Corrêa chegou a ser cotado para comandar um horário na emissora.

Entretanto, a programação foi se desmanchando aos poucos até que uma programação ocupou o espaço. Essa situação durou até que, sem qualquer aviso prévio, o sinal da Rádio Grenal entrou no ar. Não se sabe o dia exato em que isso aconteceu. Somente na segunda semana de agosto (2023) em que essa retransmissão foi percebida (veja abaixo).

O site NTVB foi o primeiro a registrar essa situação (veja aqui). A confirmação veio logo, por intermédio do Tudo Rádio (veja aqui). De fato, a parceria é oficial. A estreia ocorreu no sábado, dia 12 de agosto, com a transmissão de Grêmio x Juventude, primeira partida da final do campeonato gaúcho sub-20.

Não há grandes novidades ou inovações nesta chegada da Grenal à São Paulo. Não há qualquer indicio de programação local e o que acontece é a mera reprodução do que é feito dos estúdios de Porto Alegre. O ouvinte dos 84,3Mhz tem a impressão de que plugaram o streaming de internet na mesa de som, sem os devidos cuidados de equalização, e nada além disso.

Voltando ao Haroldo de Souza, a primeira transmissão que ele participou após a parceria foi Bolivar x Internacional, válida pela Copa Libertadores nesta terça (22). No entanto, como a programação dos 84,3Mhz foi interrompida pela Voz do Brasil, só houve a retransmissão do segundo tempo da partida que foi vencida pelo Colorado pelo placar de 1 a 0, gol de Valencia (gol esse anotado ainda na primeira etapa, portanto o grito de gol do narrador não chegou em São Paulo).

Certamente haverão outras oportunidades para que a narração de Haroldo chegue na íntegra para a capital paulista e arredores. Ainda que de forma indireta, não deixa de ser a realização de um sonho.

Um comentário em “Indiretamente e pela metade, Haroldo de Souza realiza sonho de narrar no rádio de São Paulo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.