Morte de Pedro Carneiro Pereira completa 50 anos

Por Rodney Brocanelli

O dia 21 de outubro de 2023 marca um triste cinquentenário: o da morte do narrador esportivo Pedro Carneiro Pereira, que por muitos anos trabalhou na Rádio Guaíba. Paralelamente ao seu trabalho como radialista, Pedrinho, como era conhecido, também participava das principais provas de automobilismo no Rio Grande do Sul.

Em 1973, Pedro participava de uma prova da quarta etapa do Campeonato Gaúcho de Turismo, no autódromo de Tarumã. Durante a corrida, ele se envolveu em um acidente com o também piloto Ivã Iglesias. Depois do choque, os carros capotaram e se incendiaram logo em seguida. Infelizmente, não houve possibilidade para que ambos escapassem com vida.

Essa corrida teve cobertura da Rádio Guaíba. O repórter Clóvis Resende entrou no ar durante o pré-jogo da partida Internacional x São Paulo, válida pelo campeonato brasileiro de 1973 e, abalado, deu a notícia do acidente, ainda sem a possibilidade de identificar os envolvidos. Pouco tempo depois, o plantão esportivo Antônio Augusto dava a triste notícia: “Atenção. A Rádio Guaíba lamenta informar que hoje a tarde, quando se realizava a primeira bateria da prova para carros de turismo, ocorreu um sério acidente envolvendo dois carros. Do acidente, resultam mortos os pilotos Nelson Iglesias e Pedro Carneiro Pereira, titular de esportes da Rádio Guaíba”.

Embora a nota da Guaíba tenha informado Nelson Iglesias, o nome da outra vítima da tragédia era Ivã Iglesias Veiga.

Armindo Antonio Ranzolin, que narrava a partida, impactado pela notícia, informou aos ouvintes que não haveria a menor condição para seguir com a jornada esportiva daquele dia, que ainda previa a transmissão do jogo entre Desportiva (ES) x Grêmio. A partir de então, foi rodada uma programação musical, entremeada com algumas informações que chegavam de Tarumã, divulgadas também por profissionais dos impressos da Empresa Caldas Júnior.

Em 2020, a Rádio Guaíba divulgou um programa especial sobre seu profissional. Ouça abaixo o Arquivo Guaíba.

Veja abaixo o documentário Pedrinho Morreu na Primavera

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.