A Transamérica FM de Salvador vai ser vendida?

Por Rodney Brocanelli

A Rádio Transamérica FM de Salvador, uma das sete emissoras próprias da rede, vai ser vendida? Não sabemos. A única coisa que existe de concreto são informações veiculadas por veículos de imprensa. Na segunda quinzena de maio, o portal Alô Juca, que é da capital baiana, trouxe as primeiras notícias. A frequência de 100,1Mhz (a mesma de São Paulo, uma coincidência) seria comprada pelo Grupo Aratu (leia mais aqui).

Pouco mais de quinze dias depois, o colunista Rennan Setti, de O Globo, voltou ao tema, dizendo que “com a aquisição, o grupo Aratu vai entrar em um novo segmento de radiodifusão, e as herdeiras de Aloysio Faria vão acrescentar mais um cheque à sua ofensiva por liquidez” (veja aqui se o paywall deixar).

A Rede Transamérica é propriedade do Grupo Alfa, de propriedade das herdeiras do banqueiro Alyosio Faria, conhecido por ser controlador do Banco Real, que foi um dos maiores do Brasil e que foi sucedido pelo Santander. Faria morreu em setembro de 2020 (leia mais aqui).

Pouco tempos depois de sua morte, suas herdeiras decidiram se desfazer de uma série de empresas do grupo. Conforme o site Infomoney, em texto publicado em novembro de 2022, “o próprio Aloysio Faria deixou em seu testamento a recomendação, agora levada a cabo, da venda de ativos e da divisão de patrimônios em escritórios de administração de fortunas” (leia mais aqui).

Até então, nenhuma emissora própria da Transamérica (saiba quais são aqui) não havia entrado nessa onda de vendas. Muito pelo contrário, o braço radiofônico do Grupo Alfa tem feito investimentos importantes nos últimos tempos, entre eles a compra dos direitos do campeonato mundial feminino de futebol em 2023, o Mundial de Clubes da Fifa também de 2023 (vencido pelo Fluminense) e dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

Além disso, existe um processo de expansão de afiliadas. No último mês de março, foi inaugurada uma emissora em Campinas (SP).

Na parte de programação, é possível destacar a volta do Estúdio Ao Vivo, uma das atrações mais clássicas da emissora, que fez muito sucesso em 1990. São movimentações de muita importância para o mercado e que sinalizam uma continuidade, não uma ruptura.

O Radioamantes procurou a assessoria de comunicação da Transamérica para falar sobre essa possível venda. Até a publicação deste post, não veio qualquer resposta. O espaço segue aberto para qualquer manifestação oficial.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.