Por Rodney Brocanelli
Ray Parker Jr. não sabe, mas ele acaba de entrar para a história do rádio brasileiro. Foi durante a execução de sua canção, lançada em 1981 e que atingiu a primeira colocação da parada de R&B da Billboard, que o transmissor de AM (Amplitude Modulada) da Rádio Jovem Pan, que operava em 620KHz, foi desligado. Como já é comum em eventos deste tipo (veja aqui e aqui), o corte foi seco, sem vinheta, muito menos editorial de agradecimento ou despedida.
A única coisa de diferente é que o desligamento se deu por volta das 07h da manhã desta sexta-feira (16). Havia uma previsão de que o evento ocorresse pouco depois da meia-noite.
Desde o dia 07 de setembro, os 620Khz estavam transmitindo a programação da Classic Pan, projeto de rádio do grupo voltada ao público adulto. Esta emissora segue no FM estendido nos 76,7Mhz. Os programas jornalísticos e as transmissões esportivas seguem no FM 100,9Mhz ou no YouTube.
A Rádio Panamericana, que deu origem ao Grupo Jovem Pan, foi inaugurada em 3 de maio de 1944, fundada por Oduvaldo Vianna e João Cosi. A primeira transmissão começou às 18h e teve como prefixo as primeiras notas da 5ª Sinfonia de Beethoven que, no Código Morse, representavam o V da vitória. Em novembro do mesmo ano, ela foi adquirida por Paulo Machado de Carvalho, que a transformou na Emissora dos Esportes no ano seguinte.
Em 1964, Antonio Augusto Amaral de Carvalho, o Tuta, assume a direção da emissora, que estava em declínio. No ano seguinte, ela passa a se chamar Jovem Pan. No ano de 1966, ela passa por uma transformação, com a sua programação passando a contar com astros e estrelas da TV Record. Ao mesmo, tempo a equipe de esportes era fortalecida.
No ano de 1973, Tuta adquire as ações da emissora junto aos seus irmãos Paulo Machado de Carvalho Filho e Alfredo Machado de Carvalho. Torna-se assim o único proprietário. Em seguida, no ano de 1974, a emissora se volta para a prestação de serviços e ao jornalismo. A última grande movimentação se dá em 1976, quando a sede deixa a Av Miruna e se transfere para a Av Paulista 807, 24º andar.
Essas informações estão no livro Jovem Pan, 50 anos, escrito por Álvaro Alves de Faria e lançado pela Editora Maltese, em 1994.
Acompanhe abaixo os últimos instantes da Jovem Pan AM, a rádio.

Coisas de destino: a rádio que hoje possui um editorial pesado à direita foi fundado por um dramaturgo comunista.
CurtirCurtir