Por Rodney Brocanelli
Algo que chama a atenção na Rádio Nacional aqui de São Paulo, que opera em 87,1 Mhz, (FMe), é a irregularidade das transmissões de futebol. A matriz tem uma equipe esportiva que, embora não tenha mais o peso de seus anos de ouro, é bastante ativa.
Muitos jogos acabam não chegando para a praça de São Paulo. Os jogos da seleção brasileira nas eliminatórias da Copa de 2026 realizados na semana que passou são um exemplo disso. A divulgação oficial publicada pelo Radioamantes informou que a partida entre Brasil x Equador poderia ser ouvida no Rio de Janeiro, Amazonas e Alto Solimões. Veja abaixo.
Uma breve escuta dos 87,1Mhz naquele dia confirmou a informação. Importante destacar que as emissoras de Recife e São Luís também não veicularam essa partida.
O blog procurou a assessoria de imprensa da EBC, que cuida da Rádio Nacional, para tratar mais particularmente da praça de São Paulo. Além do caso já citado da seleção brasileira, algumas partidas de times paulistas, mesmo indo para rede, não chegam até os receptores de rádio localizados na capital dos paulistas.
A EBC diz que “por uma estratégia de programação, as transmissões das partidas de futebol seguem critérios regionais. No caso da Rádio Nacional de São Paulo, são transmitidos apenas jogos com times paulistas. Nossas transmissões esportivas são geradas 100% para a Nacional do Rio, que conta com equipe de esporte e tem o futebol com uma das marcas de sua programação. Algumas partidas são retransmitidas por Brasília e por emissoras parceiras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP)”.
No último sábado (14), a partida entre Botafogo x Corinthians foi veiculada normalmente pelos 87,1Mhz.
O Radioamantes perguntou também se existe algum projeto de transmissões regionalizadas de futebol para São Paulo, mas não houve resposta. Vamos seguir acompanhando essa questão.
