Morre o narrador esportivo Flávio Araújo

Por Rodney Broocanelli

Morreu nesta terça (17) o narrador esportivo Flavio Araújo. A causa não foi informada. Velório e enterro aconteceram no mesmo dia, na cidade de São José dos Campos, onde viveu os últimos anos de vida. Ele tinha 90 anos.

Conhecido como o “narrador que anda em cima da bola”, Flávio não ficou limitado apenas ao futebol. Transmitiu modalidades como atletismo, boxe, basquete e F-1. Acompanhou os feitos de quatro grandes esportistas brasileiros: Pelé, Émerson Fittipaldi, Éder Jofre e Adhemar Ferreira da Silva (sem ordem de importância).

Como narrador, Flávio Araújo seguiu a escola de Pedro Luiz, fazendo uma narração descritiva do que acontecia em campo, nas quadras, no ringue ou mesmo nos autódromos. No entanto, ele se permitia usar alguns bordões, como o “colocou a deusa branca para fazer chuá”, logo após um lance de gol, ou o “o 10 está brilhando na camisa dele”.

Trabalhou na Rádio Bandeirantes a maior parte de sua carreira. Foram 25 anos não corridos entre 1957 e 1982. Em 1962, saiu integrar a equipe esportiva da Rádio Excelsior, mas ficou pouquíssimo tempo. Nos anos 1980, teve uma passagem marcante pela Rádio Gazeta, onde ao lado da Rádio Clube Paranaense, liderou a cobertura da Copa da Espanha, em 1982.

Foi comentarista na Rádio Central, de Campinas, ao lado de Carlos Batista. Por muito anos, manteve um quadro de opinião na Rádio Cultura, de Poços de Caldas, chamado O Positivo e o Negativo. A emissora é de propriedade do irmão Chico de Assis.

Também atuou na imprensa escrita, mantendo colunas nos jornais Agora (SP), do Grupo Folha( já extinto), O Imparcial, de Presidente Prudente (cidade onde nasceu) e no site Ribeirão Preto On Line. O Radioamantes republicou alguns desses textos. Basta clicar aqui e descer a barra (ou a tela) para ler. Em 2019, este blog abrigou algumas de suas manifestações em contrariedade a adaptação feita da vida de Éder Jofre para uma minissérie exibida pela Globo. Leia aqui e aqui. É autor do livro “O Rádio, o Futebol e a Vida”.

Em 2013, Flávio concedeu uma entrevista ao programa Radioamantes no Ar, da web rádio Showtime, na qual ele falou de vários aspectos de sua carreira. Um amigo desde site que se vai. Descanse em paz.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.